Kauan Guilherme aguardava leito para tratamento contra pneumonia
Foto: Divulgação
Um bebê de apenas dez meses de idade morreu depois de esperar cinco dias por uma vaga de UTI, em Anápolis (GO), para tratar uma pneumonia. De acordo com a família, apesar de o leito ter sido liberado, o estado de saúde da criança já estava muito grave e não foi possível realizar a transferência.
Kauan Guilherme tinha sido internado em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no dia 16 de abril com febre. A mãe do menino afirmou que os médicos diagnosticaram que ele estava com pneumonia e indicaram que ele deveria ir para um leito de UTI.
– Se tivesse liberado vaga para o meu filho no dia que ele internou, ele estaria aqui comigo hoje, porque ele não estava ruim como estava ontem [21] no transporte – disse a mãe do bebê, Lívia Maia Alves.
A Secretaria Municipal de Saúde de Anápolis informou que o pedido por uma vaga foi feito no dia 17, mas ele saiu apenas no dia 21, para um hospital em Goiânia. Entretanto, por conta da instabilidade no quadro de saúde do bebê e gravidade do caso, não foi possível fazer a transferência. O órgão disse que deu todo suporte e tratamento a Kauan.
Já a Central de Regulação, que faz a distribuição dos atendimentos, informou que durante esse período em busca de vaga faltaram documentos sobre o paciente e exames. Por conta disso, a vaga não teria sido liberada antes.
Com informações do Pleno News