A inauguração foi realizada nesta semana e o acordo de incentivo fiscal foi assinado em agosto de 2020.
Por Isabella Cunha
Foi inaugurada em Anápolis, nesta segunda-feira (16), uma fábrica de armas leves, a primeira autorizada pelo Exército após 80 anos. A nova unidade da DFA Defense é localizada no Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia) em uma área de 30 mil metros quadrados e usará tecnologia da Eslovênia para produzir pistolas e rifles da marca Arex.
O público alvo da marca são caçadores, atiradores, colecionadores, instituições, forças de segurança e a venda direta para policiais e militares. Durante a solenidade de inauguração estiveram presentes, o ministro do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico da Eslovênia, Zdravko Počivalšek, o embaixador da Eslovênia no Brasil, Gorazd Renčelj e o vice-prefeito Márcio Cândido (PSC).
O objetivo é a fabricação anual de aproximadamente 90 mil pistolas nos calibres 380 e 9mm e a geração de 195 vagas de emprego diretos e 950 indiretos. A DFS havia tentado em 2016 uma parceria com a Caracal, dos Emirados Árabes e o governo do estado autorizou, todavia, o projeto não avançou;
Com a marca eslovena, Arex, o acordo para garantia de incentivo fiscal à fábrica foi assinado em agosto de 2020 pelo atual governador Ronaldo Caiado (União). A expectativa é de ter um faturamento de R$2.5 bilhões entre 2023 e 2028. A DFA é uma empresa que importa e comercializa armas de fogo para instituições civis e militares, fundada em 2017.