Fotos: Ismael Vieira/Câmara Municipal
Durante audiência pública na Câmara Municipal de Anápolis, o prefeito Roberto Naves (PP) anunciou que encaminhará, nos próximos dias, o projeto da reforma administrativa à Câmara Municipal. O objetivo é reduzir o número de secretarias, passando de 13 para entre seis ou sete pastas.
Segundo o prefeito, a medida é uma prevenção para possíveis problemas financeiros decorrentes do corte do ICMS sobre combustíveis e energia, que no ano passado provocou uma perda nominal de R$ 16 milhões em apenas um semestre. União, estado e município, incluindo Anápolis, podem sofrer perdas maiores se não houver freio, podendo chegar a R$ 80 milhões em dois anos e meio.
Para Roberto Naves, é necessário fazer ajustes para evitar que a cidade volte a enfrentar problemas financeiros, como falta de pagamento da folha e fornecedores, como ocorreu em administrações anteriores. Ele salientou que atualmente a Prefeitura de Anápolis está com boa saúde financeira e com o dever de casa feito em termos de gestão, como demonstrado pelos números apresentados na audiência pública.
Por conta disso, a Prefeitura de Anápolis conseguiu dar reajuste de 18% para todos os servidores no ano passado e aumentos para servidores e professores este ano, além do aumento do auxílio alimentação aprovado recentemente. O prefeito destacou que continuará colocando os interesses da população acima de qualquer coisa e espera entregar as chaves da Prefeitura com tranquilidade ao final de seu mandato.