Parlamentar goiano é investigado por seu suposto envolvimento nos eventos de 8 de Janeiro na capital federal.
Foto: Hellenn Reis/Assembleia Legislativa de Goiás
Nesta terça-feira (29), a Polícia Federal realizou buscas nas propriedades do deputado estadual Amauri Ribeiro (União Brasil – Goiás) na 15ª fase da Operação Lesa Pátria. Ribeiro está sendo investigado por suposto financiamento dos atos ocorridos em 8 de Janeiro em Brasília, quando prédios dos Três Poderes foram invadidos e sofreram danos.
Em junho deste ano, o parlamentar admitiu em sessão na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) seu envolvimento, afirmando ter “ajudado a bancar” manifestantes que protestaram contra o resultado das eleições de 2022 em Brasília. No entanto, em entrevistas posteriores, ele recuou e negou apoio aos ataques.
Os mandados de busca e apreensão da PF, autorizados pelo Supremo Tribunal Federal (STF), se estenderam aos endereços de Amauri Ribeiro em Goiânia e Piracanjuba. As acusações que o deputado pode enfrentar incluem golpe de Estado e crimes relacionados à lei de terrorismo. Até o momento, a equipe da Jovem Pan não obteve resposta do deputado em relação ao ocorrido.