O pedido de investigação foi protocolado nesta quarta-feira (04) pelo deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO)
Por Amanda Caixeta
O chefe do executivo foi denunciado no Ministério Público Federal (MPF) por suspeita de utilizar dinheiro público brasileiro para financiamento de campanhas eleitorais presidenciais de outros países, mais especificamente da Argentina. O pedido de investigação foi protocolado nesta quarta-feira (04) pelo deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO).
Em suas redes sociais, o deputado Gustavo Gayer, autor da denúncia, escreveu: “Acabo de denunciar Lula ao Ministério Público Federal por suspeita de utilização de dinheiro público brasileiro para possível financiamento de campanhas eleitorais na Argentina”.
A ação tem como justificativa uma reportagem veiculada pelo jornal Folha de São Paulo na noite da última terça-feira, 03. No texto, a colunista narra uma suposta conversa entre o presidente Lula (PT) e a Ministra do Planejamento, Simonte Tebet, onde o chefe do executivo teria pedido uma autorização de operação para que o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) concedesse um empréstimo do valor de 1 bilhão de dólares à Argentina.
A matéria também da conta de que o empréstimo seria para barrar o avanço de Javier Milei, deputado argentino e candidato à presidência. Milei é amigo do deputado brasileiro Eduardo Bolsonaro (PL-SP), e lidera pesquisas as eleitorais do país com discurso à direita.
Ainda segundo o texto, o “Planalto tem feito de tudo para dar uma força ao ministro da Economia” argentino, Sergio Massa, que disputa a cadeira presidencial como sucessor de Alberto Fernández, atual presidente e aliado declarado de Lula.