Portal Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Saúde
  • Anápolis
  • Goiás
  • Brasil
  • Opinião
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
  • Política
  • Economia
  • Saúde
  • Anápolis
  • Goiás
  • Brasil
  • Opinião
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Portal Anápolis
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Quase metade dos municípios brasileiros terminou 2023 no vermelho, aponta CNM

de Portal Anápolis
em Economia
A A
Quase metade dos municípios brasileiros terminou 2023 no vermelho, aponta CNM
WhatsappFacebookTwitter

Déficit que atingia 35% das prefeituras em 2020 alcançou 49% delas, segundo Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

Foto: Freepik

Quase metade das prefeituras brasileiras terminou o ano passado no vermelho. De acordo com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), 49% das cidades registraram déficit em 2023, ou seja, tiveram mais despesas do que receitas. Em 2020, o percentual de municípios em déficit era de 35%. 

O  diretor de Relações Institucionais e Políticas da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Roberto Justus, confirma que o cenário é pouco promissor para os municípios do estado. “A gente participa das reuniões com prefeitos e representantes das microrregiões, e a queixa é geral. É evidente que as despesas aumentaram. Houve uma recomposição do FPM, mas a situação financeira dos municípios realmente piorou”, avalia. 

Para Vladimir Maciel, professor de Ciências Econômicas da Universidade Presbiteriana Mackenzie, a piora do quadro fiscal das cidades brasileiras pode ser explicada, em primeiro lugar, pelos efeitos da pandemia da Covid-19. 

Ele explica que a arrecadação do ISS diminuiu — principal tributo das prefeituras — por causa da redução da atividade econômica no período da pandemi —a e que, depois, o ritmo de retomada não foi suficiente. “Ao longo desses anos, a partir de 2022 houve uma recuperação ruim do lado da receita. A economia foi se recuperando com muita atividade informal. Esse informal não paga imposto. Isso vai impactar a arrecadação de impostos”, analisa. 

Segundo  analisou, somou-se a isso o aumento dos gastos para o enfrentamento à doença, em áreas como saúde, assistência social e mesmo em transporte público, graças aos subsídios concedidos a empresas do setor no meio da crise. “São despesas que o município atua diretamente. Você teve de um lado a receita que caiu e vai ser mais difícil de recuperar — e um aumento de gasto que ainda não cedeu”, enfatiza. 

A entidade alega que entre 2022 e 2023 as despesas cresceram 14,8%, enquanto as receitas subiram apenas 6,8%. Pelo lado dos gastos, contribuíram mais as despesas com prestadores de serviços, locação de mão de obra e distribuição de material gratuito, como livros didáticos e medicamentos. 

As despesas com pessoal, como reajustes salariais e admissão de novos servidores, bem como a retomada de obras públicas, no período pós-pandêmico, completam a lista dos principais motivos por trás do rombo que, ao fim do ano passado, totalizou R$ 16,2 bilhões. 

O relatório aponta que o déficit não vê tamanho. Municípios de pequeno, médio ou grande porte sofrem com o passivo fiscal, o que será um desafio para a realização de políticas públicas este ano, além de representar um desafio adicional aos gestores que serão eleitos em outubro e assumem os cargos em janeiro de 2025. 

“‘É uma coisa que vai demorar uns anos até que os gestores futuros possam desfazer esse estrago que foi essa parada na atividade econômica”, avalia o especialista em orçamento público Cesar Lima. 

De acordo com o levantamento da CNM, Alagoas é o estado com mais municípios no vermelho: 77%. O Amapá vem em seguida, com 75% das prefeituras nessa situação. São Paulo é o terceiro, com 73% das cidades em déficit. 

Por outro lado, Roraima tem apenas 11% dos municípios com as contas no negativo; seguido pela Paraíba, com 24%; e pelo Paraná, com 25%. 

Fonte: Brasil 61

EnviarCompartilharTwitter

Mais Artigos

Empresário critica falta de apoio ao produtor rural e diz que saída passa por mudança de prioridades no país
Brasil

Empresário critica falta de apoio ao produtor rural e diz que saída passa por mudança de prioridades no país

Redução de impostos lidera prioridades da indústria para o próximo presidente, aponta CNI
Economia

Redução de impostos lidera prioridades da indústria para o próximo presidente, aponta CNI

“Trabalhamos cinco meses por ano para o governo”, afirma empresário ao criticar carga tributária
Economia

“Trabalhamos cinco meses por ano para o governo”, afirma empresário ao criticar carga tributária

Emendas de vereadores já alcançam quase metade dos municípios brasileiros
Economia

Emendas de vereadores já alcançam quase metade dos municípios brasileiros

Fórum Empresarial destaca atuação da Câmara e reforça apoio ao Prospera Anápolis
Anápolis

Fórum Empresarial destaca atuação da Câmara e reforça apoio ao Prospera Anápolis

Produção industrial de Goiás avança mais que a média do Brasil e fica entre as maiores do país
Economia

Produção industrial de Goiás avança mais que a média do Brasil e fica entre as maiores do país

Próximo Artigo
Chuvas no RS: estimativa é de prejuízo de cerca de R$ 3,4 bilhões com moradias

Chuvas no RS: estimativa é de prejuízo de cerca de R$ 3,4 bilhões com moradias

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado

Prefeitura auxilia a inserção no mercado de trabalho

CEITec sedia treinamento do IBGE para recenseadores do Censo 2022

CEITec sedia treinamento do IBGE para recenseadores do Censo 2022

Poder de compra do MEI despenca 78% em sete anos, aponta estudo

Poder de compra do MEI despenca 78% em sete anos, aponta estudo

Promovendo Investimentos na Educação Básica: Emendas de Gayer ao PLDO 2024 recebem aprovação da Comissão de Educação

Alerta de Ataque à Liberdade: Deputado Gustavo Gayer adverte sobre nova investida do PL da censura

Milhares de anapolinos se unem no combate ao Aedes aegypti na Vila Jaiara

Operação Breaking Bad cumpre 42 mandados judiciais em Goiás e no RJ contra organização criminosa

Operação Breaking Bad cumpre 42 mandados judiciais em Goiás e no RJ contra organização criminosa

  • About
  • Advertise
  • Privacy & Policy
  • Contact
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
  • Política
  • Economia
  • Saúde
  • Anápolis
  • Goiás
  • Brasil
  • Opinião

© 2023