Iniciativa reúne mais de 100 mulheres para capacitação em direitos humanos, com foco na defesa e promoção dos direitos das mulheres.
Por Redação – Foto: Gustavo Burns (Dicom/DPE-GO)
Anápolis, Goiás – 12 de agosto de 2024 – Na manhã desta quinta-feira (08/08), a Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) deu início ao curso Defensoras Populares em Anápolis, capacitando mais de 100 mulheres para atuar na promoção dos direitos das mulheres e no combate à violência de gênero. O evento de abertura ocorreu na UniEvangélica e contou com a presença de alunos do curso de Direito.
A iniciativa, coordenada pelo Núcleo Especializado de Defesa e Promoção dos Direitos da Mulher (Nudem) da DPE-GO, em parceria com o Ministério das Mulheres, visa ampliar o conhecimento das cursistas sobre direitos humanos aplicados às mulheres. Durante a solenidade, as participantes receberam kits com materiais didáticos, e representantes da DPE-GO destacaram a importância do curso para a transformação social.
O curso, que começa no dia 20 de agosto e vai até 22 de outubro, será oferecido de forma remota, com 27 videoaulas e quatro lives, totalizando 42 horas de conteúdo. Silvia Regina do Nascimento, agente comunitária de saúde, e Maria Nilda Alves Borges, professora, estão entre as participantes que pretendem usar o conhecimento adquirido para orientar suas comunidades sobre os direitos das mulheres.
O curso Defensoras Populares é visto como uma ferramenta essencial para empoderar mulheres e garantir o acesso à justiça em Anápolis. A DPE-GO espera que as novas defensoras populares repliquem o conhecimento adquirido, impactando positivamente a sociedade e ajudando a combater a violência de gênero na região.