A proposta visa garantir o acesso a essa tecnologia essencial para pacientes diabéticos, promovendo equidade no tratamento e prevenindo complicações graves da doença.
Por Redação
O senador Wilder Morais (PL/GO) apresentou o Projeto de Lei nº 3526/2024, que prevê a alteração da Lei nº 11.347/2006, garantindo que o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibilize medidores contínuos de glicemia (CGM) gratuitamente para pacientes diabéticos. A medida, que busca melhorar o controle da glicemia e evitar complicações severas, como insuficiência renal e doenças cardiovasculares, será oferecida mediante prescrição médica.
Atualmente, o CGM é acessível apenas a quem pode arcar com seus custos, uma situação que compromete o princípio de universalidade do SUS. Segundo o senador Wilder Morais, a proposta visa corrigir essa desigualdade, oferecendo à população que depende do sistema público de saúde o mesmo nível de tratamento disponível na rede privada. “O controle mais preciso da glicemia reduz os riscos e, a médio prazo, diminui os custos com complicações do diabetes”, argumenta o senador.
Com essa proposta, espera-se não apenas melhorar a qualidade de vida dos pacientes, mas também promover economia ao SUS ao prevenir internações e tratamentos caros decorrentes de complicações do diabetes mal controlado.