Parlamentar cobra postura mais efetiva da concessionária e elogia iniciativa do programa Anápolis Rede Segura, lançado pelo prefeito Márcio Corrêa (PL).
Por Richelson Xavier
Durante a reunião que marcou o lançamento do programa Anápolis Rede Segura, realizada nesta terça-feira (7), o vereador Wederson Lopes (UB) fez duras críticas à Equatorial Energia, cobrando uma postura mais prática e menos burocrática da concessionária diante do problema dos fios soltos e cabos irregulares nos postes da cidade. O encontro reuniu o prefeito Márcio Corrêa (PL), o promotor de Justiça Alberto Francisco Cachuba Júnior, representantes da Anatel, da Câmara Municipal e de 37 provedores de internet.
Wederson afirmou que a concessionária tem se limitado a discursos e promessas, sem ações concretas que resolvam o problema. “Nas reuniões é sempre a mesma coisa: ‘estamos à disposição, queremos ajudar’. Mas não há uma ação efetiva. Falta colocar caminhões, equipes e medidas práticas para essa situação emergencial”, criticou o parlamentar. O vereador, que já foi secretário de Meio Ambiente, Obras e Habitação, afirmou que acompanha o tema há mais de uma década e que, em todas as ocasiões, a postura da Equatorial “nunca foi de resolutividade, e sim de inércia diante da emergência que a cidade enfrenta”.
Apesar das críticas, Wederson elogiou o esforço coletivo que marcou o lançamento do programa Anápolis Rede Segura, que prevê força-tarefa entre Prefeitura, Ministério Público e empresas de internet para reorganizar a fiação da cidade em até 180 dias. O vereador também defendeu a criação de um sistema de transparência para divulgar à população quais provedores atuam de forma regular. “É importante mostrar quem são os provedores legais, para que os clandestinos sejam identificados e deixem de operar. Mas, acima de tudo, falta mais ação prática da Equatorial nessa operação”, concluiu.