Vereador e presidente da Frente Parlamentar Fiação Segura diz que é hora de transformar discurso em ação e propõe cidade sem riscos e com redes subterrâneas; Prefeitura e MP lançam plano emergencial de 180 dias.
Por Richelson Xavier Foto: Paulo de Tarso
O vereador Jean Carlos (PL), presidente da Frente Parlamentar Fiação Segura e líder do Executivo na Câmara Municipal, falou com o Portal Anápolis após a reunião que marcou o lançamento do programa Anápolis Rede Segura, iniciativa que busca organizar e fiscalizar os fios de energia e internet espalhados pelos postes da cidade. Segundo ele, o encontro, conduzido pelo prefeito Márcio Corrêa (PL) e pelo promotor Alberto Cachuba, da 15ª Promotoria de Justiça, foi “produtivo e decisivo” para estabelecer metas concretas e prazos para resolver um problema que há anos ameaça a segurança dos anapolinos.
“Saímos entusiasmados com os encaminhamentos. Foi definida uma meta de 180 dias para a limpeza e regularização dos fios em desuso e de risco, e um prazo de um ano para uma reorganização completa. Queremos uma cidade mais segura, sem riscos à população. É o início de uma nova fase”, afirmou o vereador. Ele também elogiou o engajamento dos provedores de internet, que apresentaram um plano de ação e se comprometeram com o mutirão de regularização.
Jean Carlos destacou ainda que a Câmara Municipal seguirá acompanhando de perto as ações. “A Prefeitura continuará com suas equipes de fiscalização, mas nós, do Legislativo, também estaremos vigilantes, cobrando responsabilidade da Equatorial e das empresas de telecomunicação. Já passou da hora de transformar discurso em prática e garantir a segurança de quem vive em Anápolis.”
O parlamentar também relembrou um projeto de sua autoria apresentado em março deste ano, que propõe a implantação gradativa da fiação subterrânea em áreas estratégicas da cidade. “Sei que é uma proposta audaciosa e mais onerosa, mas não podemos nos omitir de pensar no futuro. Outras cidades já avançaram nesse modelo. É um investimento em segurança, estética e modernidade”, ressaltou.
Durante a reunião, o prefeito Márcio Corrêa endossou a proposta e afirmou que pretende conhecer experiências bem-sucedidas de outros municípios. “Precisamos fazer planos e metas exequíveis. Nas próximas semanas, farei uma viagem para conhecer locais onde essa transição foi bem aplicada. Estamos desde janeiro trabalhando nessa pauta e vamos trazer soluções inovadoras para concretizar o projeto Cidade Limpa e garantir a segurança dos anapolinos”, destacou.
O encontro contou ainda com representantes da Equatorial Energia, Anatel, Ministério Público e 37 provedores de internet, e marcou o início de uma força-tarefa que promete transformar um dos maiores problemas urbanos da cidade em um marco de modernização e segurança.