Amilton era irmão da atual presidente da Câmara Municipal de Anápolis, vereadora Andreia Rezende.
Foto: Allyne Laís
Amilton Filho, ex-presidente da Câmara Municipal no biênio 2017-2018, faleceu na madrugada deste sábado (26.set), em um acidente automobilístico na BR-050, em Cristalina. Ele se dirigia àquele município para uma agenda de campanha, pois concorria à reeleição ao cargo de deputado estadual pelo MDB.
Amilton era irmão da atual presidente da Câmara Municipal de Anápolis, vereadora Andreia Rezende. O parlamentar também era filho de Amilton Batista de Faria, que presidiu o Poder Legislativo anapolino no biênio 2011-2012.
A presidente Andreia decretou luto de sete dias pelo falecimento de Amilton Filho. O deputado, que tinha 41 anos de idade, deixa a esposa Ana Caroline e os filhos Samuel e Laura.
Nascido em Anápolis, Amilton foi eleito vereador pela primeira vez em 2012, aos 27 anos de idade. Já naquele momento ele aparecia na vida pública como um jovem com bagagem política, cuja escola foi dentro da própria casa, com seu pai e os mandatos na Câmara Municipal, acompanhado por Amilton desde a infância.
O trabalho realizado ao longo do primeiro mandato lhe rendeu a reeleição em 2016 e um novo desafio. Em 1º de janeiro de 2017, Amilton foi escolhido pelos colegas vereadores para presidir a Câmara de Anápolis por dois anos. No comando do Legislativo municipal ele realizou projetos de aproximação com a população, como o “Câmara nos Bairros” e o “Parlamento Jovem”.
Foi na presidência de Amilton Filho que a Câmara Municipal de Anápolis realizou seu segundo concurso público. O certame não só abriu as portas para a profissionalização de diferentes departamentos do Legislativo, mas colocou em evidência a visão do parlamentar em valorizar a carreira pública – Amilton era servidor estadual de carreira.
Advogado, Amilton Filho também teve papel fundamental na revisão do Regimento Interno da Câmara Municipal de Anápolis. Também trabalhou para modernizações na Lei Orgânica do Município. Esse conhecimento jurídico lhe rendeu a presidência da CCJ na Assembleia Legislativa nos primeiros dois anos do atual mandato, a comissão mais importante da Casa.
Amilton tinha um compromisso com a educação política dos jovens e conciliava sua agenda com a presidente Andreia para estar nas escolas, falando sobre cidadania e civismo. Em novembro do ano passado, em uma roda de conversa no Colégio Estadual Carlos de Pina, na Boa Vista, ele falou, mas, principalmente, ouviu os meninos e meninas.
“É preciso se conectar, trabalhar junto, entender os anseios e aspirações, compreender a revolta e indignação naturais da juventude. O despertar do jovem é um chamado para que ele dê sua opinião e participe”, ressaltou Amilton Filho na ocasião, colocando em prática o que havia aprendido em casa desde cedo.
A contribuição de Amilton Filho para a cidade está também na legislação de sua autoria, em vigência atualmente. É dele a lei que trata do serviço voluntário e sua relação com o poder público. Também é autor de diferentes leis na área da defesa do consumidor, de reconhecimento de entidades filantrópicas no apoio aos mais carentes e proposituras em setores como saúde, educação e esporte.
Amilton Filho iniciou sua trajetória na política ainda como estudante. Ele fez parte da direção do diretório acadêmico do curso de Direito da Unievangélica, onde concluiu sua graduação.
Na Assembleia Legislativa, já demonstrou no seu primeiro mandato uma característica: o municipalismo. Também trabalhou por uma educação pública moderna, estruturada e de qualidade. Amilton foi presidente da Comissão de Defesa do Direito do Consumidor (CDDC).
Em 2022, ele conquistou sua segunda vitória na condição de deputado estadual, alcançando 46.556 votos, praticamente triplicando o seu primeiro resultado. Suas principais pautas foram a criação de empregos e renda, apoio à educação e saúde de melhor qualidade nas cidades.
O perfil de Amilton Filho na Assembleia Legislativa termina com uma mensagem que resume sua trajetória de vida: “ensinados por seus pais [Amilton e Marlene], ainda na infância, os valores cristãos baseados na família e na importância de ajudar os que mais precisam, foram condições que o fizeram levar para política esse bem-comum e a contribuição para um Estado melhor e mais igualitário”.
Agência Haydée Jayme de Notícias – Diretoria de Comunicação e TV Câmara da Câmara Municipal de Anápolis












