Dados do Caged revelam crescimento de 14,7% em comparação com o mesmo período do ano anterior, impulsionando diversos setores da economia local.
Por Richelson Xavier
O ano de 2024 começou com boas notícias para Anápolis, que viu a abertura de 1.036 novas vagas de emprego formais no mês de janeiro, de acordo com dados divulgados pelo Caged. Esse aumento representou um crescimento de 14,7% em comparação com o mesmo período do ano anterior, impulsionando a economia local.
O setor de Serviços liderou o desempenho positivo, com a abertura de 478 novos postos de trabalho, seguido pela Indústria, com 365 vagas, e pela Construção, com saldo positivo de 222 novas oportunidades. No entanto, o setor do Comércio teve um desempenho negativo, com o fechamento de 30 vagas.
O saldo entre contratações de homens e mulheres também foi significativo, com 708 trabalhadores e 328 trabalhadoras sendo admitidos. Além disso, os mais jovens foram os líderes nas contratações, com 378 pessoas entre 18 e 24 anos preenchendo os novos postos de trabalho, enquanto os mais velhos, com mais de 65 anos, perderam espaço.
Para o economista Márcio Dourado, professor da Universidade Evangélica de Goiás (Unievangélica), esse aumento reflete não apenas um aquecimento na economia, mas também as características sazonais dos meses de dezembro e janeiro. Janeiro é tradicionalmente um mês de início de projetos e contratos, o que contribui para os saldos positivos de emprego.
Fonte: DM Anápolis