Resultados positivos refletem ascensão do estado em diversos setores.
Foto: Secom-GO
A atividade econômica de Goiás registrou um crescimento de 6%, mais que o dobro da média nacional, segundo dados verificados pelo Instituto Mauro Borges (IMB) no Índice de Atividade Econômica (IBCR) do Banco Central do Brasil (BCB).
Os números revelam que Goiás obteve um crescimento de 5,5% na comparação entre janeiro de 2024 e dezembro de 2023, destacando-se como o quinto melhor resultado entre as unidades federativas com o índice divulgado.
Em relação ao mesmo período do ano anterior, o estado apresentou um avanço de 1,2%, contra 0,6% da média nacional, sendo o quarto maior resultado entre todos os estados.
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, destaca que Goiás superou o Brasil em todas as análises, confirmando a ascensão do estado.
Os avanços na atividade econômica refletem-se na abertura de empresas, que bateu recordes em 2023, com mais de 33 mil novos negócios abertos, e em janeiro de 2024, com a criação de mais de 3,2 mil empresas, além da geração de quase 15 mil postos formais de trabalho no mesmo mês. O diretor-executivo do Instituto Mauro Borges, Erik Figueiredo, ressalta a importância desses resultados para a sociedade goiana, significando mais emprego e renda.
Além disso, o Governo de Goiás anunciou a vinda de multinacionais, como a alemã DHL Suply Chain e a chinesa WeiChai, fortalecendo o ambiente de negócios e contribuindo para o crescimento econômico do estado.