Foto:
Na tarde desta terça-feira (6.jun), foi realizada uma audiência pública no miniauditório da Câmara de Anápolis para tratar da regulamentação dos motoristas por aplicativo na cidade. O encontro, proposto pelo vereador João da Luz (PSC), contou com a participação de Hélio Araújo (PL) e Policial Federal Suender (PRTB), além do procurador-geral do Município, Carlos Alberto Fonseca, e diversos representantes da categoria.
O objetivo da audiência foi promover um diálogo com os motoristas e motociclistas que atuam no transporte de pessoas, bem como na entrega de comida e objetos, para que eles pudessem apresentar suas demandas. Essas demandas serão compiladas e entregues ao Poder Executivo, responsável pela elaboração da lei.
Durante o discurso, João da Luz ressaltou a importância do diálogo com os profissionais da categoria e destacou que suas demandas serão levadas em consideração. Por sua vez, o vereador Hélio destacou as dificuldades enfrentadas pelos motoristas e ressaltou que a Câmara está empenhada em promover melhorias para a categoria. Suender destacou a importância da regulamentação e incentivou os motoristas a participarem ativamente dos debates.
O vereador do PRTB ressaltou a importância da infraestrutura viária para garantir um ambiente adequado para a atuação dos motoristas. Já o procurador-geral Carlos Alberto Fonseca apresentou a minuta do projeto de lei que pretende regulamentar os motoristas por aplicativo e abriu espaço para que a categoria e os usuários apresentem sugestões à Câmara.
Os representantes da categoria reforçaram a importância do debate sobre a regulamentação da atividade e expressaram preocupação com a segurança e a margem de lucro dos motoristas, considerada pequena diante dos custos operacionais e da falta de proteção social.
O próximo passo será a análise das sugestões apresentadas durante a audiência, que serão consideradas na redação final da lei. A regulamentação busca garantir melhores condições de trabalho para os motoristas por aplicativo em Anápolis, buscando exemplos de outras cidades que já obtiveram sucesso nesse sentido.