Manifestação marcada para 30 de julho convoca população a vestir verde e amarelo e ir às ruas por “liberdade” e contra STF.
Moradores de Anápolis estão organizando um buzinaço em protesto contra decisões do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, e contra o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O ato está marcado para o dia 30 de julho, às 17h, no cruzamento da Avenida Goiás com a Avenida Brasil, em frente ao Viaduto da Prefeitura.
O movimento ganhou força após a convocação feita pelo influenciador digital Pedro Pôncio, ex-integrante do MST e declarado apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em vídeo divulgado nas redes sociais, Pôncio conclamou a população a se unir “em defesa da liberdade”, usando verde e amarelo, empunhando bandeiras do Brasil e participando de um “adesivaço, buzinaço e grito por liberdade”.
A manifestação, batizada de “Buzinaço Fora Lula e Fora Moraes”, é mais um reflexo da insatisfação de grupos conservadores com decisões recentes do STF, especialmente as tomadas pelo ministro Alexandre de Moraes em processos envolvendo apoiadores de Bolsonaro. Organizadores afirmam que o ato será pacífico e espera reunir cidadãos de diversos setores da sociedade que, segundo eles, “não se sentem mais representados pelo atual governo e pelo Judiciário”.