Foto: Reprodução
O governador reeleito do estado de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), foi empossado, de forma remota, diante de um plenário repleto de autoridades e convidados. A cerimônia também empossou o vice-governador de Goiás, Daniel Vilela (MDB), que está presente na solenidade que aconteceu na sede do Poder Legislativo goiano, a qual leva o nome do seu pai, Maguito Vilela. A solenidade foi realizada no plenário Iris Rezende, na noite deste domingo, 1º, tem os trabalhos conduzidos pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Lissauer Vieira (PSD).
“Declaro empossado, para o período de 1º de janeiro de 2023 a 5 de janeiro de 2027, no cargo de governador do estado de Goiás, o senhor Ronaldo Ramos Caiado”, anunciou Lissauer Vieira. Em seguida, o deputado Álvaro Guimarães (UB) procedeu à leitura do Termo de Posse, assinado pelo presidente do Legislativo e pelo representante reeleito do Executivo. O deputado Virmondes Cruvinel (UB) foi encarregado de se deslocar até a cidade de São Paulo para colher a assinatura de Ronaldo Caiado no termo de posse.
Logo que findou o ato da posse do governador, iniciou-se mesmo rito para empossar o vice-governador do estado, Daniel Vilela. Da mesma forma, o ex-deputado e agora vice-governador proferiu o compromisso de posse e, juntamente com o presidente da Casa, assinou o Termo de Posse, que oficializa o cargo.
Como determina o art. 33 da Constituição do Estado de Goiás, ambos tiveram de pronunciar as seguintes palavras: “Prometo manter, defender e cumprir a Constituição da República e a do Estado, observar as leis, promover o bem geral e sustentar a integridade do estado de Goiás”.
Após o ato, o deputado Antônio Gomide (PT) discursou em nome da oposição. Em seguida, foi a vez do líder do Governo na Alego, deputado Bruno Peixoto (UB), falar pela situação.