Foto: Divulgação
A procura pela imunização contra a gripe em Anápolis está abaixo do esperado, alerta a Secretaria Municipal de Saúde. A campanha nacional visa imunizar mais de 140 mil pessoas dos grupos prioritários até o dia 31 de maio. No entanto, apenas 7,6% da meta foi atingida até o dia 17 de abril, com a aplicação de 10.724 doses.
Os grupos prioritários incluem crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos com idade acima de 60 anos, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, e com deficiência permanente. Além desses, os profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade também fazem parte dos grupos prioritários.
Para facilitar o acesso, a Secretaria Municipal de Saúde estendeu o horário de funcionamento de algumas unidades de saúde. Três unidades funcionam até as 18h e oito até as 21h. O secretário municipal de Saúde, Júlio César Spíndola, destaca a importância da imunização e ressalta que a extensão do horário é uma forma de atender as pessoas que não podem comparecer aos postos durante o horário comercial.