Criado pela Prefeitura de Anápolis, o Centro Dia do Idoso iniciou as atividades há pouco mais de um mês e já colhe resultados positivos
Foto: Reprodução
Divina Soares Pereira Dionízio, de 72 anos, frequenta o Centro Dia do Idoso Vilma Rodrigues desde o primeiro dia que a unidade abriu suas portas e a sensação é de pertencimento. “Eu me sentia muito só em casa. Aqui somos muito bem cuidados e o contato com outras pessoas nos faz sentirmos mais vivos”, comentou a idosa, que ressaltou a melhora em sua qualidade de vida.
E para que Divina e os demais idosos desfrutem diariamente desse bem-estar, existe uma equipe multidisciplinar composta por assistente social, psicólogo, cuidador social, nutricionista, terapeuta ocupacional, coordenador e auxiliares, além de disporem de alimentação saudável, banhos regulares e atividades recreativas.
A dedicação dos profissionais também se reflete na rotina do local. Um exemplo é o cuidador de idoso André de Paula Moreira, que fez o curso para cuidar de sua mãe – hoje falecida – e diz se sentir completo com sua função. “Eu creio que Deus levou minha mãe, mas deixou esse legado para mim. E eu cuido com muito amor de todos como se fossem minha família mesmo. Todos os dias aprendemos muito com eles.”
A unidade entrou em funcionamento há mais de um mês, após a passagem do período mais severo da pandemia, como forma de preservar a saúde dos idosos e trabalhadores. “Tivemos nossa primeira reunião no começo de junho para programar o cronograma mensal. O intuito é proporcionar um ambiente agradável, de modo que possamos impactar a vida deles de alguma forma”, disse o coordenador-geral da unidade, Adriano Augusto Rosa Bezerra.
De acordo com Adriano, um exemplo que sempre emociona os profissionais é de um senhor que chegou no centro com limitação de movimentos nos braços e após 15 dias já conseguia bater palmas. “Sua filha até chorou quando viu a melhora considerável do pai. Esse é o reflexo do atendimento humanizado”, explicou.
O Centro Dia funciona de segunda a sexta-feira, entre 7h e 18h, exceto feriados. Nesse período, eles fazem várias refeições com cardápios desenvolvidos por nutricionistas, participam de atividades manuais, descansam, fazem fisioterapia, ginástica laboral e são liberados no final do dia. Para a família saber da rotina de cada idoso, basta agendar uma visita com a coordenação do espaço.
Para realizar as inscrições é necessário aguardar a publicação de edital, no Diário Oficial do Município de Anápolis, para o processo seletivo definindo a abertura de novas vagas. Uma comissão de avaliação irá selecionar os candidatos que cumpram com os requisitos. O primeiro deles é que é preciso ter mais de 60 anos de idade. Também só podem se candidatar a uma vaga idosos em situação de dependência, vulnerabilidade ou risco por violação de direitos. É obrigatório ainda ter o cartão de vacina atualizado com todas as doses contra a Covid-19.
O idoso também precisa estar com a inscrição atualizada no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), além de pertencer a um grupo familiar que possua renda per capita mensal de até um salário mínimo e esteja em situação de vulnerabilidade social. Todos os critérios estão disponíveis em centrodiadoidoso.anapolis.go.gov.br.