Foto: Divulgação/Secom
Na manhã desta quinta-feira, 15, o prefeito Roberto Naves assinou a ordem de serviço para o início das obras do Hospital Municipal do Leblon, uma unidade hospitalar inovadora que receberá pacientes que necessitam de internação de baixa e média complexidade. Com um investimento superior a R$ 11 milhões, a conclusão da construção está prevista para acontecer em seis meses, como parte do programa Anápolis Investe.
O objetivo principal desse novo hospital é solucionar definitivamente a falta de leitos para pacientes que atualmente buscam atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Alair Mafra e Pediátrica. De acordo com o prefeito, mais da metade dessas pessoas tem perfil para serem atendidas na nova unidade, o que contribuirá para desafogar as UPAs, que são as principais portas de entrada para a cidade.
Além disso, o Hospital Municipal do Leblon será o local adequado para pacientes que necessitam de internação no pré e pós-operatório, permitindo uma maior rotatividade e otimização na realização das cirurgias eletivas no Hospital Municipal Alfredo Abrahão. Essa integração entre as duas unidades hospitalares permitirá que o Alfredo Abrahão absorva um maior número de cirurgias, dobrando sua produtividade de acordo com a demanda.
Uma tecnologia inovadora no setor de construções hospitalares será utilizada na obra do Hospital Municipal do Leblon. Trata-se da técnica de PVC em concreto, que além de proporcionar maior agilidade, também é ecologicamente correta por não gerar resíduos. O prefeito ressaltou que a visita a Recife permitiu conhecer de perto essa tecnologia inovadora, que reduz o tempo de construção em até um terço.
Roberto Naves enfatizou que essa obra faz parte do projeto de reestruturação da saúde em Anápolis, iniciado em 2019. Desde então, foram realizadas ações como a abertura da UPA Pediátrica, a criação do ZAP da Saúde, a construção do Hospital Municipal Alfredo Abrahão e a construção de sete unidades de saúde, incluindo a do Leblon. A secretária municipal de Saúde, Elinner Rosa, destacou que a nova unidade do Leblon, devido à sua estrutura, já está abrigando um centro de internação com 31 leitos, mas com a construção do hospital, toda a região será atendida pela unidade básica.
Estrutura
O Hospital Municipal do Leblon terá 86 leitos de internação, sendo 64 adultos, 10 infantis e 12 provisórios e de isolamento. São mais de 2.500 metros quadrados de área construída, constituindo quatro blocos (reabilitação, recepção e administrativo; serviço; apoio médico e terapêutico; e enfermarias).
Esse complexo vai abrigar salas de triagem, exames curativos e prescrição médica; as enfermarias; repouso clínico, reabilitação, consultório de fisioterapia, central de abastecimento farmacêutica; farmácia, refeitório, área de higienização, salas administrativas, banheiros, vestiários e estacionamentos, além de área externa.