Marcelo Henrique, campeão brasileiro e goiano, transforma esforço em grandes conquistas e vai representar o Brasil no Irish International Open.
Aos 19 anos, o anapolino Marcelo Henrique, estudante de Farmácia pela UEG e atleta de karatê há oito anos, está prestes a viver um dos momentos mais marcantes de sua carreira. Depois de acumular títulos estaduais, goianos e nacionais, ele se prepara para disputar o Irish International Open, em Dublin, na Irlanda, nos dias 11 e 12 de outubro.
Marcelo iniciou sua trajetória no esporte ainda na escola, enfrentando desconfiança e preconceito. “No início, fui muito julgado, pois minha professora antiga dizia que o karatê era apenas para quem tinha talento. Hoje, sou prova de que o karatê não é só para quem nasce com talento, mas para quem se esforça. Acredito que o esforço supera o talento”, afirmou o atleta.
A caminhada de Marcelo é marcada por superação. Ao longo de sua carreira, ele já representou o Brasil em quatro campeonatos nacionais, conquistando resultados expressivos e consolidando-se como um dos nomes promissores do karatê goiano. “Para mim, a importância desse campeonato é imensa e muito gratificante. Nunca imaginei poder participar de um evento desse nível fora do Brasil, representando meu país. É a realização de um sonho que carrego desde os primeiros treinos”, declarou.
O jovem atleta relembra ainda a importância das instituições e pessoas que o apoiaram ao longo da jornada. Depois de começar os treinos na escola, Marcelo passou a treinar na ONG Amor ao Próximo, que apoia crianças de bairros carentes em Anápolis e desempenhou um papel fundamental em sua formação. Além disso, contou com o suporte de academias como Garra do Tigre e Senshin, que contribuíram para seu desenvolvimento técnico e competitivo.
Agora, em intercâmbio na Irlanda, Marcelo vê no Irish International Open a chance de escrever um novo capítulo de sua trajetória e reforçar sua missão de inspirar outros jovens a acreditarem no esporte como ferramenta de transformação. “Estar aqui é a prova de que, com determinação, fé e esforço, é possível alcançar objetivos que antes pareciam distantes”, concluiu.