Foto: Reprodução
A deputada estadual Vivian Naves (PP) apresentou na Assembleia Legislativa de Goiás (ALEGO) um projeto de lei para a criação da Política Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa com Fibromialgia.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a fibromialgia é uma doença reumatológica que causa dor generalizada em todo o corpo, fadiga, alterações no sono, distúrbios intestinais, depressão e ansiedade. Essa doença afeta principalmente mulheres entre 30 e 55 anos e atinge cerca de 2% da população mundial.
O objetivo desse projeto de lei é garantir o atendimento multidisciplinar para pessoas com fibromialgia, promover a participação popular na formulação de políticas públicas para essa população, disseminar informações sobre a doença para a sociedade em geral, estimular a inserção dessas pessoas no mercado de trabalho e incentivar o desenvolvimento de pesquisas científicas e a capacitação de profissionais especializados.
Além disso, o projeto de lei busca estabelecer o conceito de fibromialgia como deficiência para todos os efeitos legais, garantindo direitos e assegurando a todas essas pessoas o melhor tratamento disponível.
Com essa iniciativa, a deputada Vivian Naves espera melhorar a qualidade de vida das pessoas com fibromialgia em Goiás e garantir que elas tenham acesso aos serviços de saúde e aos direitos que lhes são devidos. O projeto de lei agora será analisado pelos parlamentares da ALEGO.