Parlamentar é flagrado em áudios cobrando parte dos salários de servidores para despesas pessoais; prática configura enriquecimento ilícito e dano ao patrimônio público.
Por Redação – Foto: Najara Araujo/Câmara dos Deputados
A oposição na Câmara dos Deputados anuncia medidas legais contra o deputado André Janones após a divulgação de áudios em que ele é flagrado praticando a chamada ‘rachadinha’, cobrando parte dos salários de seus servidores para custear despesas pessoais. A conduta, caracterizada como enriquecimento ilícito e dano ao patrimônio público, será levada à Procuradoria-Geral da República (PGR) e ao Conselho de Ética da Câmara.
Após a divulgação dos áudios pelo Portal Metrópoles, o deputado Nikolas Ferreira, afirma ter contatado a liderança do PL para propor uma representação no Conselho de Ética. O parlamentar destaca a gravidade da situação, mencionando que Janones, ao admitir a prática de desvio de salários, enfrentará não apenas a oposição na Câmara, mas também uma notícia-crime que será apresentada à PGR.
Nas gravações, Janones tenta justificar a ‘rachadinha’ como um meio de “reconstrução” de seu patrimônio, alegando prejuízos na campanha eleitoral de 2016. Apesar da justificativa, a oposição considera a prática como corrupção. O deputado diz que algumas pessoas receberão “um pouco de salário a mais” para ajudar a pagar as contas remanescentes de sua campanha, mas a oposição alerta que sua cassação é apenas uma questão de tempo diante das evidências apresentadas.
Com informações do Portal Metrópoles