O projeto irá promover políticas públicas adequadas conforme o perfil de cada aluno e garantir auxílio multidisciplinar.
Por Isabella Cunha
Foi apresentado na Assembleia Legislativa de Goiás um projeto que irá identificar e conhecer de perto a realidade de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), na rede estadual de ensino. A proposta é do deputado estadual Paulo Cezar Martins (PL) e aperfeiçoa a Lei nº 19.075/2015, que é a Política Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.
O objetivo do projeto é que um censo escolar seja realizado pelo menos uma vez ao ano, para que alunos que necessitem de um acompanhamento especial, como pessoas com TEA, sejam identificados e possam receber um auxílio multidisciplinar. O deputado ponderou que este censo irá analisar o perfil socioeconômico, para que políticas públicas sejam criadas para atender crianças, adolescentes e jovens com TEA.
“O censo vai mostrar quais estabelecimentos necessitam de um suporte mais amplo do poder público, de modo não apenas tratar a alunos nessa condição, mas também definir todo um conjunto de ações a serem adotadas contra qualquer tipo de discriminação ou isolamento social portadores do TEA”, completou o parlamentar. Ao final, o deputado frisou que o censo também irá colaborar para o desenvolvimento de ações de inclusão social e atendimento de saúde, para que famílias sejam beneficiadas.