Representantes da empresa comparecem à sessão para esclarecer problemas no abastecimento, mas geram insatisfação entre os vereadores.
Por Richelson Xavier
Anápolis, Goiás – 13 de junho de 2024 – Na manhã desta quarta-feira (12), três diretores da Saneago participaram de uma sessão na Câmara Municipal de Anápolis para discutir problemas no abastecimento de água na cidade. Marco Túlio de Moura Faria (Produção), Fernando Cozzetti (Expansão) e Diego Augusto Ribeiro Silva (Financeiro, de Relações com Investidores e Regulação) representaram a empresa, substituindo o presidente Ricardo Soavinski, convidado pelo vereador João da Luz (Cidadania), presidente da Comissão de Direitos do Consumidor.
A sessão gerou frustração entre alguns vereadores, que criticaram a falta de respostas claras por parte dos diretores da Saneago. O vereador Jakson Charles (PSB) expressou sua insatisfação com a situação atual da água fornecida à população e a ausência de soluções concretas.
“Eu entendo a sua colocação, porém, nós vamos ficar para a população como mais um mentiroso, porque a única coisa que queríamos não foi dita aqui. Eu sou um defensor da Saneago. Todo mundo aqui sabe. O que nós queremos, e aqui não questiono a capacidade de nenhum técnico da Saneago, são técnicos exemplares. O resultado que a Saneago está dando, de investimento e de ampliação, é fantástico. Não estamos questionando isso. Nós queremos, em nome de defensores da Saneago e representantes do povo, uma resposta para a água que não estava passando ou não, como o senhor disse, Marco Túlio. Ela ainda está turva em várias torneiras da cidade. Queremos saber quem fará a limpeza das caixas d’água da população e quem arcará com os custos disso, incluindo equipamentos queimados e roupas sujas. Precisamos de uma resposta para a sociedade.”
O vereador Fred Godoy (AGIR) também criticou a organização da audiência e a falta de tempo para perguntas, enfatizando a necessidade de um debate mais abrangente.
“Marcaram uma audiência em um horário errado, durante a sessão. Trouxeram pessoal de Goiânia e agora não vamos discutir? Estamos errados. Deveria abrir a palavra para todos os vereadores que querem perguntar. Se já erraram o horário, vamos ficar aqui até terminar. Então, vamos abrir a palavra para vocês.”
Os diretores da Saneago tentaram explicar os esforços da empresa para resolver os problemas de abastecimento, mas não conseguiram fornecer respostas satisfatórias para as questões levantadas. Marco Túlio de Moura Faria destacou os investimentos e as melhorias em andamento, mas a persistência dos problemas com a qualidade da água e a falta de soluções imediatas deixaram os vereadores insatisfeitos.
A sessão terminou sem soluções definitivas, mas com a promessa de que novas reuniões serão agendadas para tratar das questões levantadas. O vereador João da Luz se comprometeu a mediar futuros encontros para garantir que a Saneago forneça as respostas necessárias.