Entre os estados do Centro-Oeste e região do Matopiba, o estado de Goiás ficou em destaque
Foto: Divulgação/SGG
O estado de Goiás liderou o ranking da região Centro-Oeste e região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) no percentual de área preservada, em relação à sua área total, entre os anos de 2010 e 2020, poupando 29% de sua área. O valor corresponde a cerca de 9,9 milhões de hectares.
Os dados divulgados são do estudo “Sustentabilidade ambiental na agropecuária: análise do Efeito Poupa-Florestas”, realizado pelo Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Pesquisas Socioeconômicas (IMB), que analisou a sustentabilidade ambiental da agropecuária das regiões selecionadas.
O instituto utilizou o indicador Poupa-Florestas, que mede o impacto da melhoria da produtividade sobre a preservação ambiental.
O agrônomo Charles Dayler explica que Goiás consegue liderar o ranking por investir em tecnologias para melhorar a sustentabilidade.
“O grande diferencial do Goiás é que ele faz um investimento muito grande no aumento de produtividade e isso se reflete numa produção maior na mesma área. Então a o que o estudo entrega para a gente é isso, que vale a pena investir em tecnologia porque você vai conseguir ter um ganho maior de produtividade de geração de produto sem precisar ter um aumento de área”,
Em 2020, Goiás apresentou o maior volume referente à produção agrícola, cerca de 105 milhões de toneladas, entre os estados analisados.
Fonte: Brasil 61