Levantamento com 600 eleitores registrado no TSE aponta Gayer na frente na lista apresentada aos entrevistados, enquanto maioria ainda se mantém indecisa na resposta espontânea sobre 2026.
Por Richelson Xavier
Levantamento realizado pela Directa Pesquisas com eleitores de Anápolis traça um retrato inicial da corrida ao Senado Federal nas eleições de 2026 e revela dois movimentos claros. No cenário espontâneo, quando o entrevistado responde sem lista de nomes, a maioria absoluta ainda não sabe em quem votar. Já no cenário estimulado, com apresentação de candidatos, o quadro fica mais distribuído e competitivo, com liderança numérica de Gustavo Gayer.
A pesquisa foi realizada em fevereiro de 2026 com 600 eleitores anapolinos e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 04010/2026. No levantamento espontâneo, 66,10 por cento dos entrevistados disseram não saber ou não opinar sobre o voto para o Senado. Entre os nomes lembrados, Gustavo Gayer aparece com 7,60 por cento, seguido por Graça Caiado com 5,40 por cento e Marconi Perillo com 4,30 por cento. Na sequência surgem Wilder Morais com 3,10 por cento e Vanderlan Cardoso com 2,90 por cento. Outros nomes citados têm percentuais menores e dispersos.
O cenário muda quando a pesquisa apresenta uma lista de possíveis candidatos. Na resposta estimulada, Gustavo Gayer lidera com 21,50 por cento das intenções de voto. Em segundo lugar aparece Graça Caiado, com 14,30 por cento, seguida por Zacarias Calil com 11,10 por cento. Marconi Perillo marca 9,50 por cento e Jorge Kajuru registra 5,60 por cento.
Também são citados Vanderlan Cardoso com 4,20 por cento e outros nomes com percentuais menores. Nesse formato, o índice de eleitores que não souberam responder ou não opinaram cai para 22,60 por cento, além de 4,40 por cento que declararam voto nulo.
Os dados mostram que o reconhecimento de nome ainda tem forte impacto quando o eleitor é estimulado com a lista de candidatos, mas também revelam que o nível de indefinição segue alto na memória espontânea do eleitorado.













