Programa “Fique em Dia” começa na segunda-feira e busca ajudar contribuintes a regularizar dívidas enquanto reforça o caixa da Prefeitura para investimentos em saúde, educação e infraestrutura.
Foto: Paulo de Tarso/ Prefeitura de Anápolis
O prefeito de Anápolis, Márcio Corrêa (PL), anunciou pelas redes sociais, na última sexta-feira (15), o lançamento do Refis 2025, programa de recuperação fiscal que permitirá a contribuintes — pessoas físicas e jurídicas — negociarem suas dívidas com o município. Batizado de “Fique em Dia”, o programa terá início nesta segunda-feira e oferecerá até 100% de desconto em juros e multas, além da possibilidade de parcelamento em até 60 vezes.
Em tom descontraído, Corrêa afirmou ter escolhido a sexta-feira à noite para “fazer o papel chato de cobrador, mas por uma boa causa”. Segundo ele, o objetivo é oferecer uma oportunidade para que os anapolinos regularizem suas pendências com IPTU, ISS e outros tributos municipais. “Mobilize seus amigos, vizinhos e familiares para aproveitarem essa chance. Vamos juntos transformar Anápolis na melhor cidade para se viver neste país”, declarou.
O prefeito destacou que a adesão ao programa é fundamental para reforçar o caixa municipal, especialmente diante do cenário de crise financeira enfrentado pela gestão. “Todos sabem que assumimos uma prefeitura quebrada, endividada — o maior endividamento da história de Anápolis, como foi noticiado em manchetes estaduais e nacionais. Mas, mesmo assim, conseguimos avançar em diversas áreas”, afirmou Corrêa.
Entre os avanços citados estão a abertura de mais de 2 mil novas vagas na rede municipal de ensino, investimentos em saúde e melhorias na infraestrutura urbana, como a revitalização das entradas da cidade, a modernização da iluminação pública e ações de zeladoria. O prefeito reconheceu que ainda há muito a ser feito, mas ressaltou que o Refis é uma ferramenta estratégica para ampliar investimentos.
Na legenda de sua publicação no Instagram, Corrêa reforçou o apelo à população e associou a adesão ao programa ao retorno em serviços públicos. “Você paga e a gente devolve em melhorias pra cidade. Bom fim de semana!”, escreveu.
O Refis 2025 busca não apenas regularizar a situação fiscal de milhares de contribuintes, mas também consolidar recursos para que a Prefeitura avance em projetos prioritários. A expectativa da gestão é que a adesão ao programa contribua para reduzir o déficit histórico das contas públicas e permitir maior capacidade de investimento em setores essenciais.
Condições de desconto e parcelamento
IPTU + Taxas de Imóveis/Propriedades
- À vista → 100% de desconto
- 2 a 6 parcelas → 95% de desconto
- 7 a 20 parcelas → 90% de desconto
- 21 a 40 parcelas → 80% de desconto
- 41 a 60 parcelas → 70% de desconto
ISSQN
- À vista → 100% de desconto
- 2 a 6 parcelas → 90% de desconto
- 7 a 16 parcelas → 80% de desconto
Multas formais ou de ofício
- À vista → 50% de desconto
Multas do Procon, Meio Ambiente, Posturas, Vigilância Sanitária e Obras
- À vista → 50% de desconto