Prefeito de Anápolis usou o 7 de Setembro para refletir sobre os desafios do Brasil e apresentou propostas para ampliar oportunidades, melhorar a saúde e reformar o transporte coletivo.
Por Richelson Xavier – Foto Claudio Reis
O desfile de 7 de Setembro reuniu milhares de pessoas em Anápolis neste domingo (07/09). Após a celebração, o prefeito Márcio Corrêa (PL) concedeu entrevista coletiva e fez um balanço sobre o significado da data, além de apresentar posicionamentos sobre temas centrais para o município, como saúde e transporte.
Corrêa iniciou destacando o simbolismo da independência do Brasil. Para ele, o ato vai além da memória histórica.
“O dia é importante para a cidade de Anápolis, um evento tradicional na data da independência do Brasil. Mas, sobretudo, é um momento de reflexão. O Brasil, que era colonizado há mais de 200 anos, se libertou e teve coragem de se libertar de agentes externos. Hoje, precisamos libertar o povo da miséria, do desemprego e dos problemas causados pela corrupção. Que a gente possa, de fato, trazer uma liberdade plena, dando dignidade para toda a população brasileira”, afirmou.
Ao ser questionado sobre o papel da Prefeitura na valorização do desfile, Corrêa destacou a importância de resgatar a história e relacionou o ato cívico à necessidade de ampliar oportunidades sociais.
“O primeiro papel da Prefeitura é trazer esse dia importante para a nossa história. Mas também é fundamental refletir sobre a verdadeira independência, que é a emancipação da população. Que possamos capacitar, preparar e amparar quem depende dos programas sociais, mas, sobretudo, dar dignidade plena com oportunidades para todos os cidadãos”, ressaltou.
Saúde: avanços e parcerias no SAMU
Na área da saúde, o prefeito reconheceu que a rede de urgência e emergência estava “colapsada”, mas garantiu que houve avanços desde o início de sua gestão.
“Nós conseguimos abrir várias unidades, readequar o atendimento e avançar muito nessa rede. O SAMU tem um papel importante e estamos discutindo uma parceria com o Estado de Goiás para ampliar o serviço. Não se trata de terceirização, mas de buscar eficiência e qualidade no atendimento para toda a população”, explicou.
Transporte: promessa de mudanças estruturais
Outro tema abordado foi o transporte coletivo, alvo de reclamações constantes dos usuários. Corrêa admitiu que o problema é antigo, mas disse que sua gestão prepara mudanças significativas.
“É um problema que vem de anos, mas vamos trabalhar de forma disruptiva para melhorar o serviço em todos os aspectos: aumento do número de linhas, renovação da frota e redução do preço da passagem. Estamos buscando parcerias e fomentos, inclusive discutindo com o governo estadual e estudando medidas como o estacionamento rotativo para subsidiar o transporte público”, declarou.
O prefeito concluiu reafirmando o compromisso de sua gestão em enfrentar os principais desafios da cidade.
“Assumimos há pouco mais de seis meses. Não tiramos do radar a discussão sobre transporte, saúde e oportunidades para a população. Em breve, teremos novidades. Nosso foco é dar dignidade plena aos cidadãos de Anápolis”, finalizou.