Foto: Divulgação
O apresentador Marcos Mion se manifestou nas redes sociais contra a fala capacitista do ex-presidente Lula, durante uma reunião em Brasília com ministros e governadores. Lula associou pessoas com deficiência intelectual aos ataques que estão sendo registrados em escolas e afirmou que elas têm “desequilíbrio de parafuso”.
Mion, que é pai de um filho diagnosticado com autismo, classificou a fala de Lula como “absurda” e “irresponsável”. Ele explicou que o termo correto a ser usado atualmente é “deficiência intelectual” e não “deficiência mental” como Lula usou. Mion também destacou que a fala de Lula pode incentivar outras pessoas a usar termos pejorativos para se referir às pessoas com deficiência intelectual.
“Isso não é só pejorativo como também incentiva que outras pessoas continuem usando esses termos”, afirmou Mion. Ele também criticou a ligação feita por Lula entre pessoas com deficiência intelectual e casos de violência em escolas, considerando essa afirmação irresponsável e um absurdo.
A fala de Lula gerou uma grande repercussão negativa nas redes sociais e na imprensa, com muitas críticas de pessoas e entidades ligadas à defesa dos direitos das pessoas com deficiência. A Organização Mundial da Saúde (OMS) já deixou claro que o uso do termo “deficiência mental” é considerado ultrapassado e inadequado, devendo ser substituído pelo termo “deficiência intelectual”.
Com informações Pure People