Da Redação
A partir da pontuação no Programa Nota Fiscal Goiana (PNFG), onde o consumidor pede o CPF na Nota no momento da compra, 196,6 mil contribuintes já alcançaram descontos de 5% a 10% no IPVA para 2020. No ano passado todo, cerca de 400 mil foram beneficiados com abatimento no imposto.
O coordenador do programa, Leonardo Vieira de Paula, lembra que o desconto no IPVA é feito automaticamente para o veículo vinculado ao CPF do cidadão inscrito que acumulou os pontos.
Desde novembro do ano passado, quando começou a valer a pontuação com descontos para o IPVA de 2020, até fevereiro deste ano 182,9 mil contribuintes alcançaram 5% de desconto, 11,9 mil chegaram a 6% e 1,7 mil a 7%. Atualmente, 645,5 mil goianos estão inscritos no Nota Fiscal Goiana.
Para este ano, devido ao corte de gastos, os sorteios mensais, com premiações, foram suspensos. Leonardo Vieira explica, contudo, que esse é apenas um aspecto do programa. Para ele, vai muito além da ideia de compensação com prêmios, visa estimular as pessoas a participarem ativamente da cidadania fiscal. “Quem paga o imposto é o cidadão no produto final. Se ele cobra o CPF na nota, ele evita o desvio para a sonegação desse recurso público pago por ele próprio ”, explica.
Com informações da Comunicação Setorial – Economia