Saneago comparece à Câmara Municipal para prestar esclarecimentos, mas vereadores cobram medidas efetivas para evitar novos episódios de água suja.
Por Richelson Xavier
Diretores da Saneago estiveram na Câmara Municipal de Anápolis, na manhã desta sexta-feira (31.jan), convocados pela presidente da casa, vereadora Andreia Rezende (Avante), e pela Mesa Diretora. O objetivo foi prestar esclarecimentos sobre os recorrentes problemas de abastecimento de água suja na cidade. Vereadores questionaram a empresa sobre medidas de prevenção e compensação para a população afetada.
O vereador Jakson Charles (PSB) criticou a situação e cobrou da Saneago um plano permanente de controle de qualidade. “O mais básico é a água chegar pelo menos limpa. Precisamos evoluir em outros mecanismos de qualidade”, afirmou. O parlamentar destacou que, apesar dos investimentos anunciados pela companhia nos últimos anos, o problema persiste e impacta a saúde pública. “Com tanto investimento, não existe um mecanismo de prevenção? A higienização periódica dos sistemas não faz parte do cronograma da Saneago?”, questionou.
Outro ponto levantado pelo vereador foi a falta de registros formais de reclamações por parte da população, o que pode dificultar ações de compensação. “Muitas pessoas não formalizaram a ocorrência da água suja. Será que o desconto será por região?”, indagou. Jakson também mencionou a necessidade da construção de uma barragem para reforçar o abastecimento e minimizar futuras crises.
A reunião reforçou a insatisfação da população com a qualidade do serviço prestado pela Saneago e deixou claro que os vereadores seguirão cobrando soluções definitivas. A expectativa é que a empresa apresente respostas concretas sobre medidas de prevenção e compensação nos próximos dias.