Foto: Divulgação/PMGO
Na última sexta-feira (19/05), o Batalhão Rural e a Agrodefesa, com o apoio do Batalhão Ambiental e da Superintendência de Vigilância em Saúde, realizaram uma operação conjunta com o objetivo de desmantelar uma associação criminosa especializada em furtar, abater clandestinamente gado e praticar crimes contra as relações de consumo na zona rural da região metropolitana de Goiânia, nos municípios de Aparecida de Goiânia, Hidrolândia e Aragoiânia.
Durante a operação, foram identificados e interditados três locais de abate clandestino de gado localizados na zona rural de Aparecida de Goiânia. Além disso, um açougue que revendia carne oriunda desses abates foi flagrado, sem qualquer condição de higiene adequada. Nas diligências, a polícia apreendeu três armas de fogo, munições, drogas e apetrechos utilizados para abater o gado em condições totalmente impróprias e insalubres. Ao todo, seis pessoas foram detidas pelos crimes de associação criminosa, posse ilegal de arma de fogo e crimes contra as relações de consumo.
A ação foi extremamente produtiva, resultando nos seguintes resultados:
- Seis indivíduos detidos, desmantelando a associação criminosa;
- Apreensão de uma arma de fogo calibre 22;
- Apreensão de uma arma de fogo calibre 28;
- Apreensão de uma arma de fogo calibre 32;
- Apreensão de diversas munições dos calibres .32, .22 e calibre .28;
- Apreensão de porções de drogas;
- Interdição de três pontos de abate clandestino de gado;
- Autuação de um açougue;
- Descarte de duas toneladas de carne impróprias para consumo;
- Apreensão de dinheiro em espécie proveniente da atividade ilegal.
Opinião
A operação demonstra o comprometimento das autoridades em combater atividades criminosas que colocam em risco a saúde pública e prejudicam o setor agropecuário. As ações conjuntas entre as forças de segurança e os órgãos fiscalizadores são fundamentais para garantir a integridade e a qualidade dos produtos alimentícios oferecidos à população.
A população pode contribuir denunciando atividades ilegais e suspeitas por meio dos canais de comunicação disponibilizados pelas autoridades competentes, auxiliando no combate a crimes dessa natureza e na preservação da saúde pública.