Emocionado durante praticamente toda a coletiva de imprensa, prefeito destacou também o fato histórico de não haver nenhum paciente internado por covid no município
Foto: Secom
A manhã desta quinta-feira (23) foi marcada por importantes anúncios por parte do prefeito Roberto Naves (PP), em coletiva de imprensa no Centro Administrativo. Novos hospitais, retorno das cirurgias eletivas e o sentimento de estar finalizando a guerra contra a covid foram pautas durante a fala emocionada do gestor municipal.
O prefeito iniciou agradecendo os profissionais da saúde que atuaram no enfrentamento à covid-19. Ontem (22), um vídeo gravado pelo dr. Aladim Junior viralizou nas redes sociais mostrando a unidade Norma Pizzari com leitos completamente vazios, sem nenhum paciente de covid. O hospital foi a principal unidade para tratamento de pacientes vítimas do vírus.
Lembrando a reestruturação na área da saúde feita ainda em 2018, o prefeito disse que é o momento de seguir com a proposta de a cidade ter seus próprios centros cirúrgicos, deixando de depender de instituições privadas para atender a demanda de cirurgias eletivas no município.
Dentre as novidades, o prefeito anunciou o novo Hospital Municipal Alfredo Abrahão, que deve ser entregue completo em até 60 dias. Serão 75 leitos e três centros cirúrgicos. A unidade vai substituir o Hospital Municipal Jamel Cecílio, que passará a ser um Centro de Diagnósticos.
Outra mudança anunciada é na Unidade de Saúde da Vila União, que vai ser adaptada para receber nos próximos meses o Hospital da Mulher. Já o Hospital Municipal do Idoso será criado com leitos de internação de longa permanência.
O prefeito também anunciou que em breve a gestão da UPA Vila Esperança e do Hospital Municipal Alfredo Abrahão será feita por uma organização social (OS), tal como acontece na UPA Pediátrica, que se tornou “um case de sucesso”. Futuramente, o mesmo ocorrerá com as unidades básicas de saúde.