Portal Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Saúde
  • Anápolis
  • Goiás
  • Brasil
  • Opinião
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
  • Política
  • Economia
  • Saúde
  • Anápolis
  • Goiás
  • Brasil
  • Opinião
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Portal Anápolis
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Prefeitura de Anápolis lança campanha do Maio Laranja contra abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

de Portal Anápolis
em Anápolis
A A
Prefeitura de Anápolis lança campanha do Maio Laranja contra abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes
WhatsappFacebookTwitter

Programação do Maio Laranja tem peças de teatro, palestras e ações de rua

Foto: Divulgação/Prefeitura

Nesta sexta-feira, 12, a Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria Municipal de Integração, deu início à campanha do Maio Laranja, uma ação de conscientização contra o abuso e a exploração sexual e comercial de crianças e adolescentes. O evento de lançamento ocorreu no Teatro Municipal e contou com a participação de educadores, servidores, membros da sociedade civil e autoridades que compõem a rede de proteção da criança e do adolescente em Anápolis. O juiz da Vara da Infância e da Adolescência, Carlos Limongi, mediou o debate juntamente com a secretária de Integração, Eerizania Freitas.

Durante o encontro, o juiz Limongi enfatizou a importância de unir forças nessa causa e combater efetivamente qualquer tipo de violência contra crianças e adolescentes. Ele ressaltou que essa ação é essencial não apenas por estar assegurada na Constituição, mas principalmente porque as crianças e adolescentes representam o futuro do país. “Precisamos de cada pessoa lutando contra esse mal que assola nossa sociedade”, afirmou.

No Brasil, um estudo realizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) revelou que, entre 2017 e 2022, foram registrados 179.277 casos de estupro ou estupro de vulnerável envolvendo vítimas de até 19 anos, uma média de quase 45 mil casos por ano. Dentre esses casos, 62 mil vítimas eram crianças com até 10 anos, o que significa que uma criança é violentada sexualmente a cada 15 minutos no país.

Eerizania Freitas, secretária de Integração, ressaltou que além da violência sexual, existem outras formas de violência enfrentadas pelas crianças e adolescentes, como a violência física, psicológica, moral e a lesão autoprovocada. Essas situações podem gerar comportamentos distintos nas vítimas, como timidez excessiva, extroversão exagerada, introspecção e agressividade. Ela destacou a necessidade de mudar essa realidade e ressaltou que somente com o apoio e a mobilização de toda a sociedade será possível fazer a diferença em qualquer lugar que estiverem.

A campanha do Maio Laranja já está em andamento desde o início do mês nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) da rede municipal de Educação. Além disso, estão sendo realizadas rodas de conversas e palestras. Mais ações estão previstas para as próximas semanas, como peças teatrais para estudantes do Programa Integração e do Projeto Forças no Esporte (Profesp), além de capacitação para toda a rede de proteção.

No dia 18 de maio, data símbolo da luta contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, será realizada uma blitz educativa em diversos locais da cidade. Já no dia 21, ocorrerá o seminário Maio Laranja

Durante todo o mês – Palestras e ações nas unidades de ensino da Rede Municipal de Educação

Confira a programação:

15 e 16 de maio
Peça Teatral: Um Lugar Sensível
Público: Estudantes do Programa Integração
Horário: 9h e 14h
Local: Teatro Municipal

17 de maio
Peça Teatral: Um Lugar Sensível
Público: Crianças do Forças no Esporte (PROFESP)
Horário: 9h
Local: Base Aérea de Anápolis

17 de maio
Palestra: Combate ao Abuso Sexual e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Público: Adolescentes do Forças no Esporte (PROFESP)
Horário: 14h30
Local: Base Aérea de Anápolis

18 de maio
Blitz Educativa: Combate ao Abuso Sexual e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Horário: 8h30 às 10h30
Locais: Semáforo em frente ao SESI Jaiara, Viaduto da Av. Goiás com a Av. Brasil, Terminal Urbano de Anápolis e Posto da PRF (sentido Brasília)
Encerramento: Praça Bom Jesus às 11h

19 de maio
Dia “D”: Plantando Sementes e Colhendo Flores
Horário: 9h às 10h
Local: CMEI Professora Cinthya Rodrigues Costa dos Santos

19 de maio
Dia “D”: Plantando Sementes e Colhendo Flores
Horário: 14h às 16h
Local: Colégio Estadual Adolpho Batista

23 de maio
Seminário Maio Laranja com o palestrante Dr. Heitor Moreira de Oliveira (Meritíssimo Juiz de Direito Titular da Vara de Rio Grande da Serra – SP)
Público: Aberto ao público geral
Horário: 8h às 17h
Local: Teatro Municipal de Anápolis
Inscrições pelo site: https://abre.ai/maiolaranjaanapolis

EnviarCompartilharTwitter

Mais Artigos

O que a polícia encontrou em Anápolis? Operação fecha empresas clandestinas de combustíveis e abre investigação
Anápolis

O que a polícia encontrou em Anápolis? Operação fecha empresas clandestinas de combustíveis e abre investigação

Matheus Corrêa, morador de Anápolis, lança livro que provoca reflexão sobre vazio existencial e busca por propósito
Anápolis

Matheus Corrêa, morador de Anápolis, lança livro que provoca reflexão sobre vazio existencial e busca por propósito

DPCA de Anápolis prende casal investigado por violência sexual contra o próprio filho
Anápolis

DPCA de Anápolis prende casal investigado por violência sexual contra o próprio filho

Prefeitura divulga programação dos serviços de zeladoria desta segunda-feira (22) em Anápolis
Anápolis

Prefeitura divulga programação dos serviços de zeladoria desta segunda-feira (22) em Anápolis

Empresariado e Câmara unem forças para acelerar propostas do Prospera Anápolis em reunião estratégica
Anápolis

Empresariado e Câmara unem forças para acelerar propostas do Prospera Anápolis em reunião estratégica

Comoção em Anápolis: diretora de colégio estadual e companheira são encontradas mortas em residência
Anápolis

Comoção em Anápolis: diretora de colégio estadual e companheira são encontradas mortas em residência

Próximo Artigo
Deputada propõe projeto de lei para instituir selo de incentivo ao voluntariado em Goiás

Deputada propõe projeto de lei para instituir selo de incentivo ao voluntariado em Goiás

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado

Governo quer usar energia solar para bombear água do São Francisco

VÍDEO: Encontro de membros do PT acaba em confusão

VÍDEO: Encontro de membros do PT acaba em confusão

Prefeitura inicia obras do novo Centro Administrativo

Prefeitura inicia obras do novo Centro Administrativo

Michelle Bolsonaro diz que Rosa Weber Militou para assassinar bebês

Michelle Bolsonaro diz que Rosa Weber Militou para assassinar bebês

Forças policiais do Estado garantem rápido controle da ordem na Penitenciária Odenir Guimarães, após princípio de motim na unidade

Forças policiais do Estado garantem rápido controle da ordem na Penitenciária Odenir Guimarães, após princípio de motim na unidade

Comissão do Senado aprova projeto de “minirreforma tributária”

Comissão do Senado aprova projeto de “minirreforma tributária”

  • About
  • Advertise
  • Privacy & Policy
  • Contact
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
  • Política
  • Economia
  • Saúde
  • Anápolis
  • Goiás
  • Brasil
  • Opinião

© 2023