Iniciou nesta semana, uma parceria entre os dois órgãos para fiscalizar comércios de Anápolis que utilizam o equipamento
Por Isabella Cunha
Uma parceria entre o Procon Anápolis e o Inmetro iniciou nesta semana afim de verificarem as balanças dos comércios do município. Panificadores, açougues, peixarias, supermercados, restaurantes e outros estabelecimentos que utilizam o equipamento receberão, até a próxima semana, equipes dos dois órgãos, que estão certificando o funcionamento correto.
O objetivo é que a população e os proprietários sejam beneficiados com o preço justo e se sintam seguros referente ao valor que estão pagando ou recebendo. Durante a visita, será observado questões como peso, medida, volume, massa, qualidade do equipamento e outros detalhes que podem causar a pesagem incorreta do alimento.
Em um exemplo citado pelos órgãos fiscais, um comércio localizado no bairro Maracanã foi constatado que o equipamento tem registrado um peso inferior, o que gera prejuízo aos proprietários. A situação ocorre a pelo menos dois anos, já que o último selo de aferição da balança é de 2019.
Todas as balanças verificadas receberão uma certificação. Além disso, fiscais irão averiguar os freezer dos estabelecimentos, para comprovar a qualidade, temperatura e validade dos produtos. A ação encerrará na próxima semana.
Foto: Secom