Por Wederson Lopes
O projeto de macro drenagem urbana, pretende resolver grande parte dos problemas de alagamentos na cidade de Anápolis, principalmente na região da Amazilio Lino, Barão do Rio Branco, Av. Ayrton Sena, Andracel que são causados pelo “Córrego Antas” e seus afluentes.
Serão utilizadas técnicas baseadas na natureza (SbN) que fazem com que a água da chuva não seja desperdiçada e assim traga benefícios e menos transtornos à população. Essas águas serão captadas por trincheiras e jardins de chuva que infiltrarão no lençol freático, recompondo este lençol que poderá ser utilizado nos períodos de seca. E a nossa secretaria (SEMSRUB) estará na coordenação e na fiscalização de todo este processo, desde a licitação até a conclusão do projeto.
As galerias de água pluviais (Bocas de lobo), que são atualmente as técnicas usadas em nossa Cidade, fazem com que as águas da chuva ali captadas sejam despejadas diretamente nos leitos dos córregos. Quando as chuvas são intensas, com grande volume, assim como as do último final de semana, do dia 12 de fevereiro, ocasionam o transbordamento, fazendo com que haja regiões de alagamento e infelizmente até a invasão das construções às suas margens.
Wederson Lopes – Pastor, Casado, pai de dois filhos, Secretário Municipal de Serviços Urbanos e Vereador Licenciado em Anápolis.