Governador de Goiás discute impactos da nova política de preços da Petrobras em entrevista à Jovem Pan News.
Por Richelson Xavier
Em uma entrevista concedida à Jovem Pan News na segunda-feira (14), o governador Ronaldo Caiado (União) abordou a crescente preocupação em relação à possível escassez de óleo diesel no Brasil. Com a recente mudança na política de preços da Petrobras e o término da paridade internacional, diversos estados já relatam dificuldades no abastecimento desse combustível essencial. Caiado analisa o cenário e aponta para os riscos iminentes.
Caiado ressalta: “Era previsto no momento em que a Petrobras, ela realmente fugiu da tabela de preço Internacional e aumentou a defasagem aqui, ou seja, diminuiu o preço do óleo diesel. As outras distribuidoras tiveram dificuldade em poder importar esse produto. Com isso, a Petrobras não está sendo capaz de fornecer para todo o país. Já que com este preço às distribuidoras, não conseguem obter esse mesmo valor importando o produto. Isso tem provocado uma preocupação das pessoas em várias áreas, principalmente no centro-oeste. É período de voz alto. Daqui a poucos dias começamos os plantios aonde a demanda de combustíveis é enorme. Nós vamos aguardar realmente uma resposta da Petrobrás para saber se eles realmente arcarão com o aumento de importações de petróleo e de óleo diesel. Com isso, o fornecimento aos nossos estados”.
O governador Caiado destaca que, até o momento, o estado de Goiás ainda não registrou falta do derivado de petróleo, mas a situação merece atenção e ação rápida para evitar possíveis crises no abastecimento. A incerteza no fornecimento de óleo diesel representa um desafio significativo para a economia e a logística do país, e a atenção das autoridades e da Petrobras é essencial para garantir o suprimento necessário em todo o território nacional.