Doença viral causa paralisia facial na senadora, que mesmo vacinada, reforça a necessidade de imunização em mulheres acima de 50 anos.
Por Richelson Xavier – Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
A senadora Damares Alves (Republicanos), representante do Distrito Federal, foi internada no hospital DF Star nesta quinta-feira (7/12) devido a uma recaída do vírus varicela zoster, causador do herpes zoster e catapora. A parlamentar, que também enfrentou um caso raro de infecção no ouvido por esse vírus em março deste ano, agora apresenta paralisia facial.
Mesmo sendo vacinada há quatro anos contra o vírus, Damares destaca a importância da vacinação em suas palestras. A senadora, em suas orientações, ressalta a necessidade de mulheres acima de 50 anos buscarem a imunização. A vacina contra o zoster ainda não faz parte do Programa Nacional de Imunização, e Damares, desde o início de seu mandato, enviou uma indicação ao Ministério da Saúde solicitando a inclusão do imunizante na rede pública.
A equipe médica informa que a senadora está clinicamente bem, mas passará por uma bateria de exames durante os próximos dias. O herpes zoster, mais comum em pessoas com mais de 50 anos e em adultos com sistema imunológico enfraquecido, provoca erupções cutâneas, dor aguda e, em alguns casos, complicações prolongadas. Damares, mesmo enfrentando essa situação, reforça a importância da prevenção e da busca por cuidados médicos.