Foto: Reprodução/Internet
Em entrevista coletiva nesta segunda-feira (31/7), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, destacou a necessidade de investigar as mortes ocorridas em São Paulo. Ele enfatizou que os uniformes policiais são fundamentais para esclarecer ações como a ocorrida no fim de semana no Guarujá, litoral de São Paulo, onde oito pessoas foram mortas. Dino ressaltou a importância de requisitar as imagens das câmeras dos uniformes para verificar se houve reação a ataques ou se houve descumprimento da lei.
Por sua vez, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, classificou a denúncia da Ouvidoria das Polícias sobre excessos nas ações policiais como “narrativa”. Em coletiva nesta segunda-feira, Tarcísio confirmou as oito mortes no Guarujá, mas negou qualquer abuso por parte das forças de segurança. Ele enfatizou que todas as ocorrências serão investigadas e ressaltou que o estado está enfrentando o tráfico de drogas e o crime organizado.
A ação policial ocorreu em resposta à morte do soldado Patrick Bastos Reis, de 30 anos, da Rondas Ostensivas Tobias Aguiar (Rota). Durante patrulhamento na comunidade Vila Zilda, Patrick foi baleado no tórax e não resistiu aos ferimentos, enquanto o cabo Fabiano Oliveira Marin Alfaya, de 39 anos, foi ferido na mão. Os tiros foram disparados a até 70 metros de distância, segundo informações da SSP.