Por Redação
Na manhã da última sexta-feira, dia 17/03, o Comando de Operações Especiais do Exército Brasileiro, sediado em Goiânia, Goiás, foi palco de intensos debates e exposições sobre normas jurídicas, tratados internacionais e proposições legislativas referentes ao combate e prevenção ao terrorismo. O evento contou com a presença do Major Vitor Hugo, advogado, consultor legislativo da Câmara dos Deputados na área de segurança pública e defesa nacional e autor de diversas proposições legislativas relacionadas ao tema.
Entre as proposições legislativas apresentadas por Vitor Hugo, destacam-se aquelas que visam aprimorar o tipo penal do terrorismo e criar uma estrutura eficiente e coordenada para que o Estado Brasileiro possa proteger seus cidadãos do terrorismo, seja pela prevenção, seja pelo combate. Durante seu mandato como parlamentar, Vitor Hugo conseguiu criar uma Frente Parlamentar em apoio às Operações Especiais e aprovar a criação de uma subcomissão especial para tratar do combate ao terrorismo na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara, entre outras medidas.
Após a palestra, o ex-líder do governo Bolsonaro foi agraciado com o Punhal “Kid Preto”, uma distinção muito seletiva e rara, entregue apenas a pouquíssimos brasileiros que tiveram atuação destacada no seio das Forças Especiais. Vitor Hugo concluiu o Curso de Ações de Comandos em primeiro lugar no ano de 2002 e o de Forças Especiais em 2003. Serviu por quase dez anos nas Forças Especiais, basicamente no contraterrorismo, tendo cumprido inúmeras missões em todo território nacional e em vários continentes.
Em suas palavras de agradecimento, Vitor Hugo citou as amizades conquistadas ao longo de sua passagem pelas Forças Especiais e os desafios suplantados.
O Comando de Operações Especiais, liderado pelo General Pimentel, é uma das mais importantes unidades de emprego estratégico do Exército Brasileiro e possui unidades ímpares no Brasil, como o 1o Batalhão de Forças Especiais, o 1o Batalhão de Ações de Comandos e o Batalhão de Apoio às Operações Especiais. Foi criado em 2003, após a transferência de seu núcleo do Rio de Janeiro para Goiás.