Foto: Reprodução/CNN Brasil
Imagens revelam a atuação do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) durante as manifestações que ocorreram em Brasília em 8 de janeiro. A invasão da sede do Supremo Tribunal Federal, do Palácio do Planalto e do Congresso Nacional foi registrada em material divulgado pela emissora CNN Brasil.
Os vídeos mostram que os membros do GSI recuaram quando os primeiros manifestantes invadiram o Palácio do Planalto, enquanto o ministro Gonçalves Dias estava presente no prédio. Além disso, as imagens mostram que os integrantes do GSI cumprimentaram e até entregaram garrafas de água a alguns manifestantes.
O deputado federal André Fernandes (PL-CE) cobrou a instalação da CPMI do 8 de Janeiro, afirmando que o GSI do Lula facilitou a entrada dos invasores e que os invasores receberam orientações do ministro chefe do GSI, escolhido por Lula.
A instalação da CPMI estava prevista para ocorrer na terça-feira (18), mas foi adiada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para a próxima semana. As imagens divulgadas levantam questões sobre a atuação do GSI durante as manifestações e aumentam a pressão para a criação da CPMI do 8 de Janeiro.
Com informações do site Hora Brasília