Foto: Ismael Vieira
Durante a sessão ordinária realizada nesta segunda-feira (5), o vereador Policial Federal Suender, do PRTB, anunciou a apresentação de um requerimento para a criação de uma Comissão Especial de Investigação (CEI) com o objetivo de fiscalizar a situação crítica do setor da saúde em Anápolis. Para viabilizar a abertura da CEI, Suender precisa do apoio de mais sete vereadores, além da sua assinatura.
Em seu discurso, o vereador destacou diversas irregularidades que teria constatado nos atendimentos de saúde, abrangendo áreas como cirurgias cardíacas, falta de recursos financeiros, ausência de leitos de UTI pediátrica, registros de óbitos de crianças na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), medicamentos vencidos, déficit de sessões de fisioterapia, longas filas para consultas oftalmológicas e exames de endoscopia, transferência de pacientes para outras cidades, carência de médicos nas unidades de saúde, entre outros problemas.
O vereador também mencionou as recentes dificuldades relacionadas aos repasses do Sistema Único de Saúde (SUS), via município, para a Santa Casa de Misericórdia. Ao final de seu pronunciamento, Suender solicitou o apoio dos demais vereadores para que assinem seu requerimento, destacando que duas propostas similares anteriores não obtiveram o número necessário de assinaturas.