Prefeito acompanhou novo fluxo, que começou a ser implantado neste fim de semana, conversou com profissionais e ouviu demandas da população.
Por Redação
O prefeito Roberto Naves acompanhou neste domingo (24) a implementação do novo fluxo de atendimento aos pacientes da Rede Municipal de Saúde. Ele visitou Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Alair Mafra, na Vila Esperança, conversou com médicos, enfermeiros, técnicos e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) para orientá-los e ouvir demandas.
Roberto pediu às equipes de saúde que tenham o máximo de agilidade, mas sem comprometer a qualidade dos atendimentos à população. “As pessoas precisam ser bem cuidadas e faremos de tudo para que elas sejam atendidas o mais rápido possível, mas, principalmente, tenham o tratamento adequado nas nossas unidades”, disse.
Desde a noite de sexta-feira (22) foi implementado um novo fluxo para otimizar o atendimento na rede de saúde. Pacientes que apresentem casos leves ou de menor complexidade recebem a recomendação de se deslocarem para as UBSs. A Prefeitura oferece o transporte de ida e volta por meio de vans. Em todas elas há a presença de um profissional de enfermagem.
O prefeito começou o acompanhamento pela UPA, fez o trajeto com pacientes na van e esteve com eles até o atendimento médico na UBS do Maracanzinho. Depois, Roberto visitou a UBS do Residencial Leblon, que foi reinaugurada recentemente e funciona como Centro de Hidratação, com 30 leitos, e atua na Retaguarda durante a epidemia de dengue em Anápolis.
Depois, Roberto retornou à UPA da Vila Esperança e pediu apoio da população neste momento de reestruturação do fluxo. “Vivemos um período difícil, com crescente dos casos de dengue, o que sobrecarrega nosso sistema de saúde. Estamos acompanhando tudo de perto, em tempo real, para identificar a melhor estratégia. Hoje, para desafogar a UPA, pedimos para aqueles pacientes que tenham casos mais leves que se dirijam direto para as UBSs.”
“Nosso objetivo é tratar com cada vez mais atenção, carinho e sensibilidade os pacientes. Toda a rede foi organizada, todo o fluxo foi organizado pensando em cada um de vocês. Precisamos muito da colaboração e responsabilidade de todos”, concluiu o prefeito.
Dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) mostram que, no primeiro fim de semana, a população apoiou a mudança de fluxo e colaborou para reduzir o tempo de espera na UPA. Cerca de 150 pacientes com casos mais brandos foram deslocados pelas vans até UBSs para receber atendimento. Outros foram até a atenção básica com condução própria depois da triagem dos profissionais de saúde.
A mudança de fluxo foi definida pelo prefeito Roberto Naves, em reunião na última sexta-feira, atendendo a um apelo da população. Num momento de crescente dos casos de dengue, ele determinou a adoção de medidas para reduzir o tempo de espera nas unidades.
Neste fim de semana, o serviço de transporte funcionou das 12h às 0h. A partir desta segunda-feira (26), o deslocamento será oferecido das 7h às 22h. Pacientes com quadro provável de dengue, após avaliação médica, poderão ser levados a uma das seis unidades de referência preparadas para o atendimento. São elas: Bairro de Lourdes, Vila União, Vila Norte, Filostro Machado, Parque Iracema e Maracanzinho (perfil pediátrico).
Caso o quadro não seja de dengue, o paciente será encaminhado à Unidade Básica de Saúde mais próxima. Em todos os casos, o transporte também garante o retorno à UPA Alair Mafra.