Portal Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Saúde
  • Anápolis
  • Goiás
  • Brasil
  • Opinião
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
  • Política
  • Economia
  • Saúde
  • Anápolis
  • Goiás
  • Brasil
  • Opinião
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Portal Anápolis
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Em uma década, percentual de sindicalizados caiu pela metade

de Portal Anápolis
em Brasil
A A
Em uma década, percentual de sindicalizados caiu pela metade
WhatsappFacebookTwitter

Dados da PNAD Contínua, divulgados nesta sexta-feira (21), mostram que em 2023, 8,4% dos mais de 100 milhões de ocupados estavam associados a sindicatos contra 16,1% em 2012.

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Desde a reforma trabalhista (Lei 13.467/17), em 2017 e, após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em reforçar que a contribuição sindical não é mais obrigatória uma vez por ano no contracheque do trabalhador que os sindicatos de todo o país viram seus números de associados caírem e, por tabela, suas receitas líquidas. Alguns chegaram a fechar as portas por não conseguirem mais sustentar os custos.

Essa redução drástica foi confirmada em números, nesta sexta-feira (21), por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, dentro do módulo Características Adicionais do Mercado de Trabalho. Segundo o levantamento, em 2023 haviam apenas 8,4 milhões de sindicalizados no país, de um universo de 100,7 milhões de pessoas ocupadas, o equivalente a 8,4%. No ano anterior, em 2022, os sindicalizados eram 9,1 milhões.

Em 2012, quando foi iniciada a série histórica, os sindicalizados representavam 16,1%, o equivalente a 14,4 milhões de trabalhadores à época. Os números de associados seguiram crescendo até 2016 para depois iniciarem um acelerado processo de declínio. Segundo a pesquisa, nos anos seguintes, mesmo com a recuperação do mercado de trabalho, o número de pessoas associadas a sindicados seguiu caindo, o que resultou na menor taxa de sindicalização da série histórica – 8,4%, em 2023.

Além da reforma trabalhista, outro fator que contribuiu para a queda de sindicalizados, segundo especialistas, foi o fenômeno da pejotização, facilitada com o advento da lei federal que flexibilizou inúmeros contratos de trabalho.

A PNAD mostra que as sucessivas quedas de sindicalizações se deram, principalmente, entre trabalhadores da indústria, da administração pública, do comércio e da agricultura.

Contribuição sindical

Para o advogado trabalhista Pedro Maciel, essa dessindicalização em massa se potencializou após o STF tornar a contribuição sindical facultativa e, ainda, porque muitos trabalhadores hoje não se sentem representados por seus sindicatos.

Segundo ele, desde a reforma trabalhista há muita ameaça aos sindicatos e muitos fecharam as portas por não conseguirem mais se manter. “Foi uma mudança muito abrupta, brusca e não deu tempo de os sindicatos se adequarem. Eles nunca haviam se preocupado com isso antes”, acrescentou.

O mestre em direito das relações sociais e trabalhistas, Washington Barbosa, compartilha da mesma visão de Maciel. A crise nos sindicatos se instaurou após a reforma trabalhista, e, segundo ele, estes organismos precisam se reinventar para poder atrair associados novamente.

“Para que os sindicatos alterem essa tendência, eles têm que agregar mais serviços, sair da estrutura político-partidária e focar na categoria. Eles têm que trabalhar os desejos da categoria, eles têm que estar mais próximos da categoria, o que nos últimos anos acabou não acontecendo. Um outro ponto que eles devem fazer pra reverter essa situação é agregar outros serviços, assistência jurídica, previdenciária, securitária, alguns benefícios no que diz respeito a lazer, ele têm que abranger outros aspectos”, disse Barbosa.

Pedro Maciel acrescenta que a questão sindical tem muito a ver hoje com a forma de atuação destas entidades e como elas trabalham a representatividade de seus associados. “Porque, de fato, como não é mais obrigatório, as pessoas apenas se sindicalizam se elas tiverem alguma vantagem nisso”, disse, se referindo à contribuição sindical.

Importância

Washington Barbosa se diz preocupado com o futuro do movimento sindical no Brasil. Ele ressalta a importância deste mecanismo para as relações de capital e trabalho, como mediador entre trabalhador e patrão. “Mas o modelo do Brasil está fadado ao fracasso porque ele trabalha no que a gente chama de unicidade sindical, ou seja, em cada localidade existe somente um sindicato para cada categoria. Isso acabou criando um mercado dos sindicatos, onde quem chegava primeiro conseguia a carta sindical e não necessariamente o envolvido com a categoria”, assinalou.

Para ele, para que sindicatos sobrevivam teria que acabar com essa unidade sindical e não depender da autorização do governo para ter somente um sindicato em cada localidade. “Realmente retornarem à sua função histórica de defender os interesses dos trabalhadores e ter bom senso entre a importância do capital, do empregador, do empreendedor e a importância de se garantir os direitos dos trabalhadores.”

Fonte: Brasil 61

EnviarCompartilharTwitter

Mais Artigos

Chuva forte pode atingir Anápolis nesta quinta-feira (5) e volume pode ultrapassar 15 mm
Tempo

Sexta-feira terá céu carregado e pancadas de chuva ao longo do dia

Empréstimo consignado é usado por maioria de beneficiários do INSS para pagar dívidas, revela pesquisa
Brasil

Empréstimo consignado é usado por maioria de beneficiários do INSS para pagar dívidas, revela pesquisa

Terça-feira será de temporais e céu fechado, com chuva já pela manhã
Anápolis

Quinta-feira terá temporais e queda na temperatura, aponta previsão do tempo

Chuva forte pode atingir Anápolis nesta quinta-feira (5) e volume pode ultrapassar 15 mm
Anápolis

Chuva forte deve marcar a quarta-feira, com volume perto de 18 mm e alta umidade

Mpox: Brasil registra 140 casos em 2026; saiba os estados com mais ocorrências.
Brasil

Mpox: Brasil registra 140 casos em 2026; saiba os estados com mais ocorrências.

Prospera Anápolis: Evento realizado pela Câmara vai reunir associações e entidades para discutir economia do município
Anápolis

Chuva, calor moderado e possibilidade de arco-íris marcam previsão do tempo para esta terça-feira em Anápolis

Próximo Artigo
Direita Limpinha ou Nova Esquerda? Fernando Lisboa desmascara a farsa

Direita Limpinha ou Nova Esquerda? Fernando Lisboa desmascara a farsa

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado

AGORA: Bolsonaro se encontra com presidente eleito da Argentina em encontro histórico

AGORA: Bolsonaro se encontra com presidente eleito da Argentina em encontro histórico

Robô construído por alunos do Sesi Goiás vence torneio mundial de robótica

Robô construído por alunos do Sesi Goiás vence torneio mundial de robótica

Gesto de Bolsonaro à Roberto aponta para eleição de 2024

Presidência estadual do Republicanos para Roberto Naves pode indicar uma grande união dos partidos de direita em Goiás

Erosão deixa a BR 153 Parcialmente interditada

Eleições 2020: TV Anhanguera confirma debate em Anápolis

Ex-diretor da Abin revela exclusão de alertas por ordem de General Gonçalves Dias

Ex-diretor da Abin revela exclusão de alertas por ordem de General Gonçalves Dias

  • About
  • Advertise
  • Privacy & Policy
  • Contact
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
  • Política
  • Economia
  • Saúde
  • Anápolis
  • Goiás
  • Brasil
  • Opinião

© 2023