Parlamentar afirma que partido cumpriu exigências de gênero e rechaça acusações de candidatura fantasma.
Por Richelson Xavier
Anápolis, Goiás – 12 de novembro de 2024 – O vereador Wederson Lopes (UN) defendeu a legitimidade das candidaturas femininas do partido durante entrevista no programa “Atualidade Manchester” na manhã desta terça-feira (12). Lopes abordou a polêmica sobre a candidatura de Sumaya, que obteve apenas 13 votos, e respondeu a especulações de que ela poderia ser uma “candidata fantasma”.
Lopes explicou que o União Brasil lançou 19 candidatos na última eleição, sendo 11 homens e 8 mulheres, o que, segundo ele, cumpriria com folga a cota de 30% de gênero exigida por lei. “Qual a necessidade de ter uma candidata fantasma se já estava sobrando mulher?”, questionou o vereador, enfatizando que o partido não precisava recorrer a esse tipo de estratégia para cumprir a cota mínima de participação feminina. Ele afirmou ainda que Sumaya realizou campanha, com materiais impressos e vídeos em redes sociais, e que seu marido também apoiou sua candidatura.
O vereador reiterou que o União Brasil está tranquilo quanto às acusações e que há registros suficientes para comprovar a atuação de Sumaya como candidata. “Não sei de onde surgem esses questionamentos, uma vez que cumprimos todas as exigências legais”, destacou Lopes. Para ele, as especulações sobre candidaturas femininas no partido são infundadas e não possuem base para gerar preocupações jurídicas.