A inauguração acontecerá no Plenário 10, do anexo II da Câmara. Deputado por Goiás, Gustavo Gayer (PL) é o Coordenador de Relações institucionais e Governamentais da aliança.
Por Amanda Caixeta
Na busca por frear os abusos e censura no Brasil, deputados vão lançar a Frente Parlamentar em Defesa da Liberdade de Expressão na Câmara dos Deputados. Um dos principais objetivos da Frente será propor, acompanhar e fiscalizar programas e políticas públicas no intuito de garantir e assegurar a liberdade de expressão.
A organização será presidida pela deputada Júlia Zanatta (PL-SC) e vai contar com Gustavo Gayer como coordenador de relações institucionais e governamentais. A inauguração acontecerá no Plenário 10, do anexo II da Câmara dos Deputados.
Outros nomes que comporão o grupo são: Filipe Barros (PL-PR), Rodolfo Nogueira (PL-MS), Clarissa Tércio (PP-PE) e Chris Tonietto (PL-RJ), como vice-presidente, secretário executivo, coordenadora de monitoramento legislativo e tesoureira, respectivamente.
O tema na Câmara
Não é a primeira vez que o tema recebe o olhar dos parlamentares. No ano de 2023, por ação do deputado Gayer, pela primeira vez na história da Casa de Leis federal, o cerceamento da liberdade de expressão foi pauta de discussão de maneira oficial, através da instalação da Subcomissão Especial de Combate à Censura.
Nesta subcomissão, em 11 de maio de 2023, foi promovida por seu idealizador e presidente, uma audiência pública – recordista de audiência no perfil da Câmara no Youtube – onde vítimas da censura recente no Brasil foram ouvidas.
Bárbara Destefani, Rodrigo Constantino, Paulo Figueiredo entre outros, externaram a perseguição e a violação de direitos das quais foram alvo.