Fotos: Victor Augusto
A Prefeitura de Anápolis inaugurou, neste domingo (08), novos espaços de esporte e lazer no Parque Ipiranga. O local passou por uma ampla reforma, com a implantação de academia ao ar livre com nove equipamentos de musculação modernos e com ajuste de carga regulável, além de 16 brinquedos inéditos que desafiam a criatividade e o momento lúdico das crianças. No mais, integrantes de muitas famílias, os pets, não ficaram de fora: o pet place.
Ampliando as opções gratuitas de convivência e recreação para a população, uma das estruturas mais emblemáticas é o playground inclusivo. Ele foi projetado para atender diferentes faixas etárias, como dois balanços estaiados voltados para bebês a partir de um ano de idade que poderão brincar próximos aos cuidados dos responsáveis – já que há um artefato semelhante ao lado que possibilita que a brincadeira seja mais segura.
O material, de aço inoxidável, permite maior durabilidade e não se deteriora com as intempéries climáticas – como chuva ou sol em excesso. Em caso de dúvidas, placas indicativas e orientações de uso estão instaladas ao longo do parque.
“É um espaço pensado para todas as idades, inclusivo e acessível, que oferece lazer, esporte e bem-estar de forma totalmente gratuita para a comunidade”, destacou o prefeito Márcio Corrêa.
Brinquedos inclusivos
O espaço conta ainda com brinquedos lúdicos voltados para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com um painel sensorial e um jogo da velha interativo. O balanço vai e vem permitirá que crianças que usam cadeira de roda brinquem de forma segura, além de desenvolver habilidades cognitivas e motoras – criados para incentivar a participação de crianças com deficiência em brincadeiras coletivas.
Academia gratuita
A academia ao ar livre oferece uma área destinada à prática de calistenia, modalidade esportiva que utiliza o peso do próprio corpo em exercícios de resistência. O espaço conta com estrutura fixa composta por barras, paralelas, escadas horizontais e apoios.
Além disso, a academia ao ar livre mais moderna do país, possui um sistema de carga único com carga regulável sem a necessidade do uso de anilhas. Ao todo são nove aparelhos de musculação, que permitem a realização de exercícios voltados para diferentes partes do corpo.
Espaço para os pets
Outra novidade é a implantação do primeiro espaço pet place do município, com estruturas voltadas para o lazer gratuito de cães e gatos, ampliando as possibilidades de uso do parque para tutores e seus animais.
Outras mudanças
Além dos espaços de lazer e esporte, como playground, pet place e academias ao ar livre, o local recebeu a instalação de novas foot mesas – prática que combina futevôlei e tênis de mesa. A pista de caminhada também passou por revitalização, com nova pintura. Os espaços de lazer e recreação ganharam novas cores com o replantio de grama, a realização de pinturas artísticas e a revitalização das fontes de água.
A reforma é coordenada pela Secretaria Municipal de Obras, Habitação, Planejamento Urbano e Meio Ambiente e tem como objetivo ampliar as opções de convivência, lazer e prática esportiva na cidade. A manutenção será realizada de forma contínua e permanente, assegurando a conservação dos espaços e o bem-estar dos usuários.
Permissionados
Durante o evento de entrega da revitalização do Parque Ipiranga, os ambulantes receberam o documento que regulariza o exercício da atividade no espaço público. “Queremos incentivar e motivar a quem produz. Nós agradecemos a paciência de cada tarllrabalhador, mas nosso papel é deixar a cidade de forma organizada”, ressaltou o prefeito.













