Em entrevista exclusiva ao Portal Anápolis, o vereador destaca o sentimento antipetista na cidade e a força do conservadorismo como elementos chave nas eleições municipais.
Por Richelson Xavier
Em entrevista exclusiva ao Portal Anápolis, o vereador Wederson Lopes (Podemos) discutiu o cenário político em Anápolis, especialmente a alta rejeição do presidente Lula na cidade, revelada em uma recente pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas. Com uma taxa de rejeição de 59,3%, Lopes apontou que o PT enfrentará desafios significativos nas próximas eleições municipais. Ele explicou que o antipetismo tem crescido na cidade, com eleitores decepcionados com a gestão do PT tanto em Anápolis quanto nacionalmente.
Lopes, conhecido por suas posições conservadoras e seu envolvimento com políticos como Moro e Bolsonaro, destacou a força do conservadorismo em Anápolis. Ele afirmou que a defesa da família, a oposição ao aborto e a promoção dos valores cristãos são fundamentais para os anapolinos, e esses valores terão um papel crucial nas próximas eleições municipais.
Quanto ao seu próprio futuro político, Lopes expressou sua gratidão por ser considerado como possível candidato à prefeitura, indicando que está à disposição do grupo político ao qual pertence. Ele mencionou seu histórico de serviço público, desde o cargo de secretário até suas contribuições para o programa Anápolis Investe, como qualificações que o capacitam para liderar a cidade, se assim for decidido em grupo.
Confira a Entrevista na Íntegra:
PA: Em uma recente pesquisa divulgada pelo Instituto Paraná Pesquisas, foi mostrado que o presidente Lula possui uma rejeição de 59,3% na cidade de Anápolis, enquanto sua aprovação é de 35,7%. A primeira pergunta é: você acredita que essa alta rejeição ao presidente Lula pode prejudicar a candidatura do PT na cidade, seja com Gomide ou Rubens Otoni?
Wederson Lopes: Olha, a esquerda geralmente gira em torno de 30 a 35 por cento, então esse é um número histórico. Em Anápolis não é diferente. Esse número muda no Nordeste, em algumas regiões do Norte Nordeste, mas aqui em Anápolis, e a gente pode colocar até Goiás, mas principalmente aqui em Anápolis, a militância petista, o pessoal de esquerda gira em torno de 30 a 35%. Esse número variou nas eleições de 2008 e 2012, devido a uma circunstância do país e até do mundo, que era uma situação diferente e que houve um direcionamento de pessoas que tinham um pensamento mais de centro, migrando para votar no PT aqui em Anápolis. Porém, a realidade hoje é totalmente diferente, inclusive com relação ao presidente Lula. Havia aquela expectativa daquele primeiro mandato do Lula, lá em 2002 e 2003, de que ele iria fazer novamente com o país o que aconteceu naquela época, porém, era outra circunstância, era uma outra realidade econômica. Eram outros tempos. Lá se vão mais de 20 anos. Então, a realidade hoje é outra. Inclusive as pessoas que votaram no Lula, as pessoas que votaram no PT na última eleição presidencial, na grande maioria, estão bem decepcionadas, inclusive no Nordeste, e aqui em Anápolis, que a grande maioria votou no Bolsonaro, votou contra o PT, essa decepção está se consolidando. Esse é o sentimento antipetista. Então, eu creio realmente que o candidato a prefeito pelo PT terá muitas dificuldades aqui na cidade de Anápolis, porque o que nós temos experimentado com o Lula na presidência já tem decepcionado muita gente. E essa decepção, eu creio que a população anapolina não quer sofrer aqui na cidade.
PA: Como um político sempre ligado à direita, como é evidente em suas redes sociais, onde você tem fotos com Moro e Bolsonaro, já visitou Bolsonaro no Palácio do Planalto e defende pautas conservadoras, sendo contra o aborto e favorável à família e aos valores cristãos como pastor. Você acredita que esse conservadorismo e essa força podem e devem prevalecer contra a esquerda nas eleições do próximo ano?
Wederson: Olha, eu creio sim que o conservadorismo e a defesa da família, a defesa contra o aborto e pela vida, essa defesa dos princípios cristãos, isso é muito forte na população anapolina. Anápolis é uma cidade muito cristã. E isso tem se fortalecido a cada ano. Quando o presidente Bolsonaro surgiu, surgiu toda essa clarificação com relação ao que é direita e o que é esquerda. Isso se fortaleceu muito na cidade de Anápolis. E o presidente Bolsonaro esteve aqui na cidade de Anápolis algumas vezes e sempre mobilizou muitas pessoas. Sempre houve muitas manifestações com relação aos princípios defendidos pelo presidente Bolsonaro e defendidos pela direita. Então, eu creio que isso hoje está muito mais forte ainda, então eu penso que isso vai ser determinante, sim, nas próximas eleições. É aqui, na cidade de Anápolis, essa defesa dos princípios cristãos, a defesa dos valores familiares, a defesa da vida, a defesa da liberdade de expressão, a defesa da liberdade religiosa vai contar muito durante a campanha eleitoral para prefeito no próximo ano.
PA: Qual é o futuro político de Wederson Lopes nas eleições do próximo ano? Seu nome foi cogitado para prefeito e estará buscando a reeleição como vereador? Está disponível para concorrer à prefeitura? Qual é o futuro de Wederson Lopes?
Wederson: Então, eu fico muito feliz de ter o meu nome cogitado para prefeito. Eu sou anapolino. Nasci aqui na cidade de Anápolis, há 48 anos atrás. Sempre morei em Anápolis, sempre vivi na cidade de Anápolis. Aqui eu estudei, aqui eu me formei em engenharia. Aqui eu fui ordenado a pastor e aqui que eu me casei. Crio os meus 2 filhos e sempre defendendi esses princípios cristãos, sempre trabalhando muito, sempre buscando fazer a política da melhor forma possível, da maneira mais transparente e com a experiência de 3 mandatos de vereador e ter passado por secretarias. O prefeito Roberto Naves me deu a oportunidade na sua primeira gestão ao me convidar para ser secretário de meio ambiente e agora na segunda gestão, nós assumimos a Secretaria de serviços urbanos, quando ela foi criada. Depois nós assumimos a junção da Secretaria de obras, meio ambiente e serviços urbanos e temos trabalhado à frente do Anápolis Investe, que é o maior programa de investimentos na cidade de Anápolis, o maior investimento em obras já visto em nosso município. Então nós temos adquirido ao longo dos anos essa experiência, tanto no legislativo no terceiro mandato, quanto no executivo, à frente de secretarias. E eu penso, sim, que isso me gabarita, me capacita. Se for da vontade de Deus, estarei à frente da prefeitura da cidade de Anápolis. Agora o nosso projeto hoje é realmente a candidatura para a reeleição de vereador, mas o nosso nome está colocado à disposição sim. Se o grupo que eu pertenço se o grupo que eu faço parte, que é o grupo que faz parte o prefeito Roberto Naves, o grupo dos cristãos aqui da cidade de Anápolis, o grupo da direita, o grupo que defende a família, se entenderem que o meu nome é o melhor nome a ser colocado para a eleição de prefeito, nós estaremos à disposição, porque eu me sinto sim, preparado e capacitado pra isso. Entendo que essa decisão deve ser tomada em grupo, e não de maneira isolada. Nós estamos hoje focados, trabalhando realmente no Anápolis Investe na prefeitura, trabalhando na Secretaria, buscando entregar as obras que fazem parte do Anápolis Investe.