Distritos também começam a imunização das crianças, mas o contato será feito pela unidade de saúde.
Foto: Divulgação
A partir desta segunda-feira (24) todas as crianças cadastradas de 5 a 11 já podem receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Agora, além do ginásio da UniEvangélica, a imunização pediátrica também acontece na unidade de saúde do Munir Calixto, das 8h às 16h. Basta os pais ou responsáveis cadastrarem a criança no site vacina.anapolis.go.gov.br/cadastrar, se dirigir a um dos locais com documentos em mãos. Até o momento, 1.201 crianças entre 9 e 11 anos foram vacinadas na cidade.
Na mesma data, também começa a vacinação das crianças nos distritos de Interlândia, Souzânia, Joanápolis e Goialândia e no povoado de Branápolis, mas nestes locais, as próprias unidades de saúde entrarão em contato com os moradores para agendar uma data comum para a aplicação das vacinas.
Paralelamente, continua a aplicação da primeira dose, segunda e reforço para os demais grupos conforme o imunizante. Para quem tomou Pfizer, CoronaVac e AstraZeneca, o intervalo do reforço é de quatro meses. Já quem se imunizou com a Janssen, deve receber a nova dose no período de dois a seis meses após a dose única.
Também está sendo aplicada a quarta dose da vacina em pessoas com alto grau de imunossupressão, com intervalo de quatro meses após terem recebido a dose de reforço. Podem ser imunizadas pessoas com doenças autoinflamatórias, pacientes em hemodiálise e com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas; que tenham imunodeficiência primária grave, que estejam fazendo quimioterapia ou radioterapia para tratamento de câncer, transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas que estejam fazendo o uso de drogas imunossupressoras, pessoas vivendo com HIV/Aids e pessoas que fazem o uso de corticóides em doses igual ou maior que 20 mg/dia de prednisona ou o equivalente por 14 dias ou mais.
Até o momento 318.154 pessoas já receberam a primeira dose em Anápolis, 265.097 a segunda e 69.585 o reforço. As vacinas estão disponíveis 43 locais de vacinação, sendo que 37 funcionam das 8h às 16h, incluindo a UniEvangélica, e sete até as 21h. Há distribuição de senha por turno e os locais divididos conforme imunizantes e grupos.