Anápolis é a primeira cidade do país a publicar decreto com Cenário de Risco

Por Portal Anápolis

No dia de ontem (28) o prefeito de Anápolis, Roberto Naves, anunciou através de uma coletiva de imprensa um novo Decreto Municipal que trouxe novas medidas regulatórias as para atividades econômicas. A expectativa de uma possível flexibilização do decreto estadual foi confirmada e quase todos os tipos de comércios e serviços foram liberados, seguindo protocolos rígidos de funcionamento.

Além disso, a grande novidade do Decreto foi a adoção de uma matriz de risco criada pelo Ministério da Saúde que projeta situações de risco em diversos cenários diante do avanço do COVID-19. Através dos dados referentes à quantidade de casos confirmados no município e a situação do sistema de saúde (principalmente as vagas nos leitos de UTI), a tabela mostra em qual cenário se encontra a cidade. Com as medidas adotadas pela Prefeitura desde o início da crise do Coronavírus no país, Anápolis hoje apresenta-se no RISCO BAIXO, uma vez que nenhum leito de UTI para COVID-19 está ocupado no município.

Mas, este cenário pode mudar com o passar dos dias. Por isto, a Prefeitura publicou um Decreto que já apresenta as regras de funcionamento de todas as atividades comerciais em todos os cenários de risco. Na prática, isto significa que não será necessário publicar novos Decretos toda vez que a crise da pandemia se agravar ou regredir. O documento de ontem servirá como base durante toda a crise, pois caso o cenário mude para uma outra cor dentro da tabela, a população saberá quais são as novas regras a serem consideradas. Apesar de complexo e ser necessário alguns dias de adaptação por parte da população, este é um formato totalmente original e que, provavelmente, vai se tornar referência para o país.

You may also like